Reabertura do Museu Imperial de Petrópolis contou com intermediação da ABIH-RJ
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) celebra a reabertura do Museu Imperial de Petrópolis, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. A conquista só foi possível devido à importante intermediação da entidade com os órgãos públicos.
Desde o dia 18 de janeiro, representantes da associação têm se movimentado junto ao Governo Federal, Secretaria Especial de Cultura e Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) com requerimentos para que houvesse a reabertura do equipamento turístico. Após os órgãos federais acenarem que não eram contrários à reabertura, desde que cumpridos todos os protocolos sanitários contra à Covid-19, a documentação necessária para o respectivo processo foi reunida e encaminhada ao diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Junior.
Na carta encaminhada junto aos documentos, o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, ressalta ao diretor da unidade que o turismo é a vocação natural do Rio de Janeiro e das cidades da Região da Serra Verde Imperial, como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, sendo possivelmente as atividades mais importantes na geração de empregos, economia local e na arrecadação tributária.
“Nossa atividade é de real importância para o seguimento do turismo, da cultura, economia e criação de empregos diretos e indiretos, por isso, é que pedimos a reabertura imediata do Museu Imperial, como forma de evitar os fechamentos generalizados dos hotéis, pousadas, hostels e meios de hospedagem daquela localidade”, declarou Paulo Michel.
No dia 9 de fevereiro, o Museu Imperial de Petrópolis foi reaberto, de forma parcial. Primeiramente, estão abertos à visitação do público os jardins, das 8h às 17h, e cafeteria e loja, das 10h às 18h, de terça a sábado. Segundo a direção do local, gradativamente serão reabertos os espaços expositivos.