Blog

Impressoras 3D são usadas em projetos de reconstrução de Petrópolis

O objetivo é reproduzir o trabalho nas áreas que foram afetadas pelas chuvas de fevereiro deste ano

Moldes digitais e protótipos dos pilares de uma ponte de um dos principais cartões postais da cidade, em frente à Catedral São Pedro de Alcântara, foram produzidos por pesquisadores que atuam no Laboratório do Tecgraf da PUC-RIO, em impressoras 3D. A estrutura da ponte foi destruída durante as fortes chuvas de fevereiro deste ano.

O objetivo é reproduzir o trabalho em mais áreas que foram afetadas pelas chuvas de fevereiro deste ano.

“A primeira parte é digital, através da aquisição da imagem e geração do modelo computacional. Depois, fazemos o tratamento e preparamos os arquivos técnicos para produzirmos um protótipo, em escala reduzida, ou mesmo 1:1, que dará suporte para a execução na prática. E isso pode ajudar, inclusive, em outras áreas que precisam de um trabalho com maior precisão”, explica o pesquisador, Felipe Gouvea.

O trabalho já foi realizado anteriormente na recuperação de parte do acervo do Museu Nacional do Rio, que pegou fogo em setembro de 2018.

Fonte: Diario do Rio

Marília Silva

Jornalista especializada em turismo, hotelaria e economia do setor. Minha atuação é voltada para produzir informações confiáveis e atualizadas que fortalecem e contribuem para a divulgação de destinos turísticos e ações que reforçam a relevância da hotelaria e turismo no cenário nacional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo