Notícias

Turismo e agricultura do Estado do RJ se conectam com o futuro na Rio Innovation Week 2025

O Governo do Estado do Rio de Janeiro estará presente na 5ª edição da Rio Innovation Week 2025, que acontece de 12 a 15 de agosto no Pier Mauá, na Zona Portuária do Rio. O evento, considerado a maior conferência de inovação, tecnologia e empreendedorismo da América Latina, deve reunir 185 mil visitantes2 mil startupscerca de 400 expositores e movimentar aproximadamente R$ 4 bilhões em negócios.

Agricultura e inovação em destaque

Secretaria de Agricultura levará 47 produtores fluminenses ao evento e promoverá o Encontro de Prefeitos do Projeto Agricultura Social. Na ocasião, será apresentada uma pesquisa etnográfica inédita sobre os impactos do projeto em comunidades rurais, como as de Maricá e Silva Jardim. O levantamento servirá de base para aprimorar políticas públicas mais alinhadas à realidade local.

Durante a feira, também haverá a entrega de cheques a seis produtores contemplados pelos programas de fomento Frutificar, Prosperar e Florescer, beneficiando agricultores de diferentes regiões do estado.

O espaço Agro RIW Tech reunirá empresas, startups e pesquisadores que utilizam tecnologias como drones, inteligência artificial e biotecnologia para aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais.

Rio Innovation Week 2025 acontece no Pier Mauá, na Zona Portuária do Rio
Rio Innovation Week 2025 acontece no Pier Mauá, na Zona Portuária do Rio. Foto: Divulgação

Turismo do interior ganha visibilidade

Secretaria de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio terão um estande de 100 m² no Galpão Kobra, com atrações multimídia e painéis interativos para apresentar os atrativos das 12 regiões turísticas do estado.

Haverá também um segundo estande de 30 m² no espaço Agro RIW Tech, voltado exclusivamente ao turismo rural — com destaque para as potencialidades do interior fluminense, incluindo municípios da Região dos Lagos e Metropolitana.

A programação da Setur-RJ inclui painéis e homenagens com personalidades como a ginasta Rebeca Andrade, o Prêmio Nobel da Paz Denis Mukwege e a ativista Graça Machel.

Importância para a região

Para municípios como Rio Bonito, Silva Jardim, Tanguá e Maricá, a participação do estado no evento representa oportunidade de:

  • Fortalecer a agricultura familiar, com mais recursos e visibilidade;
  • Valorizar o turismo rural, atraindo visitantes e investimentos;
  • Criar conexões e negócios para empreendedores locais.

Com mais de 90 mil m² de área40 palcos simultâneos e trilhas temáticas como agro, sustentabilidade e cidades inteligentes, a Rio Innovation Week 2025 se consolida como um espaço de inovação que conecta o interior fluminense às oportunidades do futuro.

Creditos: Folha da Terra Digital

Marília Silva

Jornalista especializada em turismo, hotelaria e economia do setor. Minha atuação é voltada para produzir informações confiáveis e atualizadas que fortalecem e contribuem para a divulgação de destinos turísticos e ações que reforçam a relevância da hotelaria e turismo no cenário nacional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo