O verão está se aproximando, e a procura pelas praias e ilhas de Angra dos Reis aumenta neste período. Um dos locais mais requisitados é o Aventureiro, que tem como cartão-postal o coqueiro mais famoso do mundo. A praia é uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), limítrofe à Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul (RBEPS), na Ilha Grande.
Quem deseja visitar este paraíso deve ficar atento às regras, pois, desde 2006 existe um termo de compromisso firmado entre Ministério Público Estadual, INEA, Prefeitura de Angra e a comunidade local, que limita o número de visitantes a 560 pessoas, que podem hospedar-se nos campings autorizados.
O acesso é controlado pela TurisAngra, que distribui pulseiras e voucher, gratuitamente, na Estação Santa Luzia. A liberação ocorre, por ordem de chegada, no momento do embarque.
– A nossa recomendação para o turista que pretende ir à Praia do Aventureiro é procurar embarcações autorizadas pela Capitania dos Portos a navegar em mar aberto. Não existe linha náutica regular para o local. Outra orientação, e esta vale para todos os visitantes, é que procurem empresas de turismo legalizadas – explicou o presidente da TurisAngra, Marc Olichon.
Mais informações sobre a autorização para acesso à Praia do Aventureiro podem ser obtidas pelos números: (24) 3369-7704 e o e-mail tur.ccitu@angra.rj.gov.br.