Turismo

Rio fecha parceria na maior feira de Turismo da América Latina

Para consolidar o Rio de Janeiro como o principal destino turístico do país, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur) participou da maior feira de Turismo da América Latina, a WTM 2023. O sucesso do estande de 120 metros quadrados, com uma imagem do Cristo Redentor que atraía visitantes para tirar fotos, foi um dos sinais do balanço positivo para o Rio.

Participaram do estande representantes das cidades do interior fluminense, da hotelaria, operadores, agências, entre outros profissionais do trade turístico do estado. Alguns municípios, como Paraty, Angra dos Reis e Búzios, levaram seus próprios estandes. Ao todo, 55 instituições do Rio de Janeiro – públicas e privadas – estiveram representadas no evento.

Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, os três dias de feira foram essenciais para estabelecer relações por conta da facilidade e proximidade com as empresas. A WTM 2023 reuniu cerca de 15 mil pessoas e mais de 500 expositores entre os dias 3 e 5 de abril em São Paulo.

Expedia, VBRATA, CVC, Grupo Azul, Hurb e Decolar foram algumas das empresas que passaram pelo estande do Rio na WTM. De uma das reuniões saiu a primeira parceria, com a CVC. A empresa se comprometeu a fornecer dados, informações e análises sobre o fluxo de visitantes nacionais e internacionais para o Estado do Rio de Janeiro para subsidiar políticas públicas e atração de visitantes.

“Essa parceria público-privada é fundamental para desenvolver o turismo no Rio de Janeiro e no Brasil. Precisamos conhecer melhor o nosso turista e ter acesso a números para avançarmos ainda mais na promoção do turismo do nosso estado”. Tutuca anunciou o planejamento de um um banco de dados para apoiar decisões futuras.

Uma das estratégias da Setur-RJ para impulsionar o Rio é focar em destinos que historicamente já são grandes emissores de turistas para o estado. O foco fica, por exemplo, em países como Argentina e Chile, e no âmbito doméstico, São Paulo. O mercado norte-americano é outra área com espaço para crescer.

Créditos: Diario do Porto

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo