Ícone do site Associacao de Hoteis do Estado do Rio de Janeiro ABIHRJ

Petrópolis (RJ) se destaca no Prêmio Travellers Choice 2024

Line Petropolis storie Petrópolis (RJ) se destaca no Prêmio Travellers Choice 2024

Promovido todos os anos pelo Tripadvisor, site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo, o Prêmio Travellers Choice 2024 garantiu a Petrópolis o reconhecimento do potencial de sete atrações localizadas na cidade. Os pontos turísticos favoritos dos viajantes foram escolhidos com base em avaliações e pontuações coletadas durante 12 meses. Os vencedores fazem parte do grupo de 10% dos melhores perfis da plataforma.

Quem conquistou o primeiro lugar no ranking foi o Museu Imperial, sendo o queridinho dos visitantes. Escolhida como o lugar mais procurado para comer, beber e se divertir com os amigos e familiares, a Cervejaria Bohemia aparece em segundo lugar na premiação. Em seguida vêm o Palácio Quitandinha e a Catedral São Pedro de Alcântara. Logo atrás estão os Museus Casa Santos Dummont, La grande Valle (Museu Pequeno Príncipe) e de Porcelana.

PCVB

Samir El Ghoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau celebrou o resultado. Todas as referências à cidade, especialmente em premiações de empresas e agentes reconhecidamente especialistas no setor de turismo, precisam ser comemoradas. E nesta premiação temos sete pontos turísticos reconhecidos. Quero destacar que eles são geridos em parte pelo poder público e parte deles pela iniciativa privada o que mostra que o empreendedor é um catalizador de potencial atrativo para a nossa cidade recuperando, mantendo e inovando em atrações, declarou.

Visitantes

Anualmente, Petrópolis recebe em torno de 600 mil turistas – aqueles que permanecem pelo menos uma noite hospedados – e cerca de 1.200.000 visitantes. Dados do Observatório Regional de Turismo (ORT), ligado à Secretaria de Turismo, mostram o alto número de visitação nos principais atrativos turísticos da cidade em 2023.

Juntos, o Museu Imperial, Museu Casa de Santos Dumont e Museu Casa do Colono receberam mais de 429 mil pessoas. A Galeria Expositiva Princesa Isabel, na Catedral São Pedro de Alcântara, recebeu mais de 11 mil  visitantes e a Igreja Luterana recebeu cerca de 1800.

Destino histórico

Uma pesquisa feita pelo site de reservas Booking.com , mostra que 77% das pessoas que viajam dentro do país buscam cidades históricas, que preservam a cultura, costumes, arquitetura e a gastronomia. Dentro deste cenário, a plataforma fez um levantamento com os destinos históricos mais relevantes e recomendados por viajantes brasileiros e Petrópolis está entre as seis cidades mais citadas.

O município ocupa o terceiro lugar no ranking. Em primeiro lugar está Paraty, no Rio de Janeiro, seguida de Salvador. Depois a lista segue com Ouro Preto e Tiradentes, em Minas Gerais. A pesquisa foi encomendada pela Booking.com e realizada de forma independente com 48.413 entrevistados. Para participar, era necessário ter 18 anos ou mais e ter viajado, pelo menos uma vez, a trabalho ou lazer nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem.

Gramado Summit

Em abril, o município também ganhou espaço na 7ª edição da Gramado Summit, uma feira de tecnologia e inovação realizada em Gramado (RS). O evento contou com mais de 500 startups e atraiu cerca de 15 mil visitantes. O Ministério do Turismo montou estande institucional para dar visibilidade a Petrópolis, entre outras regiões. A ideia foi criar uma vitrine de ações inovadoras voltadas ao turismo que foram desenvolvidas.

A Cidade Imperial  introduziu avanços no setor, baseados no conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI). O Sistema Smart Tour foi instalado em 40 atrativos turísticos em diversas localidades do município, contemplando não só o turismo cultural, mas também outros segmentos.

O projeto combina placas com QRCode em português, inglês e  espanhol, juntamente com dispositivos de localização chamados de beacons, que se comunicam com smartphones via bluetooth e geolocalização, proporcionando acesso a informações de interesse dos turistas. Em cada atrativo selecionado foi instalada uma placa com QrCode, que dá acesso às informações dele e também à pesquisa da demanda turística.

Créditos: DIario de Petropolis – Larissa Martins

Sair da versão mobile