Petrópolis: Restauração do Relógio da Flores marca o Dia Mundial do Turismo, nesta terça-feira
Nesta terça-feira, 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, o Relógio das Flores, um dos principais cartões postais da nossa cidade será entregue, após restauração. O Relógio das Flores estava parado por conta de problemas mecânicos. Nos últimos meses, a Prefeitura trabalhou na manutenção do maquinário, paisagismo e ornamentação. A entrega do Relógio das Flores para os moradores e visitantes está marcada para às 9h.
“Estávamos ansiosos para ter o Relógio das Flores de volta, funcionando. Este é um ano emblemático, o Relógio completa 50 anos e vai ser muito gratificante ver este monumento marcando as horas novamente”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
O Relógio das Flores completou 50 anos no dia 7 de setembro de 2022. Ele foi construído e inaugurado pela Prefeitura, em comemoração pelos 150 anos da independência do Brasil, no terreno cedido pela Universidade Católica de Petrópolis. O idealizador foi o jornalista e então secretário municipal de Serviços Públicos, Sylvio Carvalho. O filho dele, o fotógrafo André Carvalho, lembra com carinho da época da construção do Relógio e da empolgação do pai. “Eu era criança, mas me recordo do esforço para fazer acontecer e de como este projeto foi importante pra ele. Este relógio é motivo de muito orgulho para a nossa família. É prazeroso saber que os turistas gostam e fotografam em frente ao Relógio. Ver ele funcionando novamente é motivo de muita felicidade para nós”, comemorou André.
A recuperação do maquinário foi feita pelo relojoeiro, Sr. Lino Ângelo, um apaixonado pelo ofício e pelo Relógio das Flores, em especial. Há décadas, Sr. Lino faz a manutenção do monumento, de forma voluntária. A Comdep, Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis, trabalhou no paisagismo e na ornamentação do Relógio.
Junto com a entrega do Relógio das Flores, a Secretaria de Turismo vai lançar o Calendário de Eventos 2023. As datas dos principais eventos, como Bauernfest, Serra Serata, Bunka-Sai, Ubuntu e o Natal Imperial, já foram definidas. A divulgação, de forma antecipada é um ganho para a cidade, tanto na preparação para os grandes eventos, como para os operadores de turismo, que vão poder organizar de forma antecipada os roteiros para 2023. “Esta é mais uma estratégia para fortalecer o turismo em Petrópolis. Temos eventos já consagrados e queremos alcançar ainda mais público. Não tinha data melhor para fazer esse anúncio do que o Dia Mundial do Turismo”, ressaltou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.
Fonte: Prefeitura de Petropolis