OMinistério do Turismo participou nesta sexta-feira (19.05), na capital fluminense, do Encontro do Grupo de Líderes Empresariais do Rio de Janeiro (LIDE-RJ). Na pauta, foram discutidos temas como a importância econômica do Turismo no estado e no Brasil e as ações realizadas pela Pasta para o desenvolvimento do setor ao longo dos últimos quatro meses.
Representando a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos, Wilken Souto, destacou a importância de espaços de diálogos como este para a reconstrução do setor no país. “Nesses primeiros quatro meses, o governo federal, por meio do Ministério do Turismo, restabeleceu o diálogo com a sociedade civil e com o empresariado, através de reuniões com mais de 840 autoridades imprescindível ao Turismo nacional e da reativação do Conselho Nacional do Turismo”, pontuou.
Entre as ações apresentadas, Wilken destacou a oferta de mais de 4 mil vagas em cursos de capacitação profissional feita pelo Ministério com instituições parceiras para qualificar a atuação no setor. O técnico destacou que a atuação por meio da qualificação irá impulsionar a inserção de pessoas no mercado de trabalho, gerando emprego e renda para milhares de brasileiros. “Nós temos mais de 9 milhões de pessoas desempregadas e temos esse compromisso de formar pessoas, incentivando o mercado de trabalho na cadeia do turismo”, disse.
A atualização dos guias de como atender bem os turistas com deficiência, LGBTQIA+ e idosos também foi destaque na apresentação. Os documentos trazem orientações que com abordagens mais amplas de atendimento e proteção a esses públicos, além de questões comportamentais, conceitos e dicas práticas para qualificar o atendimento. As cartilhas estão disponíveis on-line e possuem um formato mais acessível, podendo ser acessadas por meio de smartphones, tablets ou por desktop.
Por fim, o técnico pontuou a importância do envolvimento do empresariado do estado na construção de políticas públicas essenciais para o Turismo do país, por meio do programa do governo federal, Brasil Participativo. A iniciativa busca incluir a participação social na elaboração do Plano Plurianual – PPA Participativo 2024-2027. Além do Turismo, as outras áreas econômicas e sociais do governo também participam do projeto. E ainda lembrou que o Ministério elabora o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2023-2027, que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Turismo.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação o Ministério do Turismo