Rua Torta, Rua Coberta, parques temáticos, um grande lago e uma Maria Fumaça. Em um primeiro olhar, pela descrição, pode parecer a serra gaúcha. Mas, na verdade, trata-se da cidade de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro. Inspirado em Gramado, o município fluminense de 26,5 mil habitantes (segundo dados do Censo Demográfico de 2022) busca despontar como uma alternativa de turismo no sudeste brasileiro e está focado no lançamento de novos empreendimentos.
A 150 quilômetros da capital, inicialmente o local ficou conhecido pelo seu clima, nomeado como o terceiro melhor do mundo pelo médico que dá nome à cidade. Agora, Miguel Pereira aposta nos atrativos, como parques privados e espaços públicos, para atrair visitantes e impulsionar o desenvolvimento. Entre as novidades mais recentes, estão o Mundo das Neves, o Parque das Aves e a Cidade da Bíblia.
Prova de que a estratégia está dando certo é que, segundo a prefeitura local, nos últimos feriados a ocupação hoteleira superou a marca de 97%, “consolidando a cidade como um dos principais destinos turísticos do Estado”, sobretudo no Interior, destaca. Confira:
Cidade da Bíblia
A prefeitura de Miguel Pereira destaca que a Cidade da Bíblia será o maior parque religioso do Brasil, em uma área de 11 mil metros quadrados. A previsão é de que a construção inicie-se este ano, contando com uma bíblia de 12 metros de altura e 22 de largura, árvores mencionadas nas escrituras, eventos religiosos, museu, entre outros.
— O turismo religioso é uma das nossas novas apostas para Miguel Pereira. Investimos sempre tendo como foco o crescimento econômico do município e a geração de emprego — diz o prefeito, André Português.
Maria Fumaça
Há menos de um ano, em outubro de 2023, a cidade inaugurou sua Maria Fumaça. Conforme a administração municipal, é o único trem turístico do Estado. São cerca de nove quilômetros de trajeto, entre a estação de Miguel Pereira e o distrito de Governador Portela, com uma viagem de cerca de 20 minutos de duração.
Segundo a prefeitura, o equipamento foi doado pela Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), com parceria do Governo do Rio de Janeiro. A operação será feita pela empresa vencedora da licitação. A previsão é de transportar 940 mil passageiros ao ano.
Rua Torta
Inaugurada há dois anos, é inspirada na rua homônima de Gramado. Possui paisagismo e iluminação, em uma obra no centro da cidade que durou cinco meses e foi executada por profissionais do município.
Lago Javary
É considerado um dos cartões-postais da cidade e lembra o Lago Negro, de Gramado. Sua nova ponte está em fase final de execução. Fica no bairro Barão de Javary, no segundo distrito do município de Miguel Pereira, e é formado pelo represamento do Córrego do Saco.
Parque dos Dinos
Em uma reserva de 1,4 milhão de metros quadrados em meio à Mata Atlântica, o parque temático conta com 40 modelos de dinossauros em escala real. O valor do ingresso normal é de R$ 129, mas não inclui outras atrações, como a maior tirolesa da região e a trilha suspensa. O espaço fica na Estrada RJ-125, Rodovia Ary Schiavo.
Parque das Aves, Mundo da Neve e Serra Radical
Conforme a prefeitura, o Parque das Aves – um santuário ecológico com mais de 200 espécies – está em fase final de construção. Além disso, o Mundo das Neves também está sendo erguido. Recentemente, a cidade inaugurou o Serra Radical, um novo atrativo focado em aventuras.
Créditos: Gauchazh (GZH)