O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), lançou, nesta quinta-feira (21), o Turiscon, programa destinado ao auxílio dos turistas nas suas relações de consumo. A cerimônia de lançamento ocorreu no estande #tônoRio, na Praia de Copacabana, ao lado do Posto 4, na Zona Sul do Rio.
O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou o ineditismo do programa, além de salientar que o Turiscon será um canal de orientações e denúncias.
“É um programa inédito! Não existe no mundo um estado que receba os turistas dessa forma: abraçando e se colocando à disposição, para denúncias ou orientações. Vamos prestar total assistência”, disse Gutemberg.
O Turiscon pretende promover a transparência nas práticas comerciais do setor turístico fluminense, garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados, além de incrementar a economia e contribuir para o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro.
Entre as ações do Turiscon estão a criação de uma plataforma online para o registro de reclamações e denúncias relacionadas aos serviços turísticos; o estabelecimento de parcerias com agências de viagem e estabelecimentos comerciais para incentivar boas práticas e padrões de qualidade; e a distribuição do Código de Defesa do Consumidor, em inglês e espanhol, em aeroportos e pontos turísticos.
Informações: O DIA / DIario do Rio