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Google desiste de eliminar cookies de terceiro no Chrome e muda de estratégia

Trazendo alívio para muitos, o Google anunciou no começo dessa semana que desistiu de vez da ideia de eliminar cookies de terceiros no seu navegador, o Chrome.

Em vez disso, a empresa revelou que vai trazer uma nova experiência que permitirá aos usuários fazer escolhas informadas sobre suas preferências de navegação na web. Segundo o Google, a eliminação dos cookies poderia prejudicar editores e anunciantes online.

Cookies de terceiros continuam, mas Google traz nova abordagem

Google desiste de eliminar cookies de terceiro no Chrome

Anthony Chavez, vice-presidente da iniciativa Privacy Sandbox do Google, explicou em uma postagem no blog da empresa que estão propondo uma abordagem atualizada que eleva a escolha do usuário.

“Em vez de descontinuar os cookies de terceiros, introduziríamos uma nova experiência no Chrome que permite às pessoas fazer uma escolha informada que se aplica à sua navegação na web e que pode ser ajustada a qualquer momento. Estamos discutindo esse novo caminho com reguladores e nos envolveremos com a indústria à medida que implementarmos essa mudança.”

Essa nova abordagem visa dar aos usuários mais controle sobre seus dados de navegação. Entre as novas funcionalidades estão controles adicionais de privacidade, como a Proteção de IP no modo Incógnito do Chrome, além de melhorias contínuas nas APIs do Privacy Sandbox.

Embora para o usuário comum a notícia não seja tão impactante assim, ainda assim a decisão do Google de não eliminar os cookies de terceiros é um alívio para anunciantes e editores que dependem desses dados para direcionar anúncios e medir seu desempenho.

Plano já vinha sofrendo impactos há um tempo

Esses planos já eram antigos, mas acabaram passando por diversos atrasos e, principalmente, obstáculos regulatórios. Inicialmente, a empresa pretendia eliminar esses cookies até o final de 2022, mas o prazo foi adiado para o final de 2024 e, depois, para o início de 2025, devido a vários desafios e feedbacks de partes interessadas, incluindo anunciantes, editores e órgãos reguladores como a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA).

Em janeiro de 2024, o Google começou a implementar um novo recurso chamado Proteção de Rastreamento, que restringe os cookies de terceiros por padrão para 1% dos usuários do Chrome globalmente.

Este movimento foi visto como o primeiro passo para a eliminação completa dos cookies. No entanto, preocupações sobre a prontidão e eficácia do Privacy Sandbox do Google, uma coleção de APIs projetadas para substituir os cookies de terceiros, levaram a novos atrasos.

Reguladores como a CMA expressaram preocupações de que o Privacy Sandbox pudesse limitar a concorrência e dar ao Google uma vantagem injusta no mercado de publicidade digital.

Essas preocupações resultaram em períodos de revisão prolongados e escrutínio adicional, complicando o cronograma do Google para eliminar os cookies de terceiros. Logo após o anúncio de segunda-feira, a CMA declarou que estava “considerando o impacto” da mudança de direção do Google.

Fonte – engadgetd

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