Férias de julho: Destinos no RJ para curtir as baixas temperaturas com as crianças
Agasalhos, chocolate quente e marshmallows. O que isso significa? Que as temperaturas baixaram, o inverno está próximo e, com ele, as tão esperadas férias escolares. Aquele mês onde fazemos de tudo para curtir cada minuto ao lado dos nossos pequenos.
Brincadeiras com cabaninhas e cobertores, sessão de filmes, jogos de tabuleiro e de montar e cozinhar receitas deliciosas e descomplicadas ao lado das crianças costumam ser passatempos deliciosos aqui em casa nos dias mais frios.
As férias de julho batem à nossa porta e nos convidam a tirar um tempinho para nós e para eles. Seja no Brasil ou ainda em países próximos que possuem até neve, há cidades que combinam com temperaturas baixas e que oferecem diversão e história para a criançada.
Regiões serranas, nacionais ou internacionais, se destacam na escolha, e equilibram programas que ajudam na noção de mundo dos pequenos ao mesmo tempo em que oferecem lindas paisagens que ficam na memória.
A seguir, confira os principais destinos para curtir o friozinho em viagens que podem ser incríveis para você e toda a família.
Petrópolis (RJ)
Petrópolis, a famosa cidade de Pedro II, ganhou esse nome por ter conquistado o coração da Família Real Portuguesa, que buscava um refúgio do calor do Rio nos meses mais quentes do ano, durante o império.
E até hoje a cidade é um destino de inverno certo no Rio de Janeiro para pessoas que buscam aquele friozinho gostoso, especialmente casais. Petrópolis é uma cidade muito charmosa e que impressiona por conservar tão bem toda a arquitetura colonial dos casarões dos tempos de império.
Teresopolis (RJ)
Se Petrópolis é a cidade de Pedro II, Teresópolis é a cidade de Dona Teresa Cristina, esposa do Imperador D. Pedro II. E chegando lá é possível entender por que a imperatriz se encantou pela região.
Com seu ritmo bem sossegado, a cidade é um ótimo destino de frio no Rio de Janeiro, especialmente porque no inverno as temperaturas ficam em torno de 10 graus. Para visitar, tem o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que se estende até lá, o famoso Dedo de Deus e a conhecida cervejaria Therezópolis.
Penedo (RJ)
Penedo, sem dúvidas, está entre os melhores destinos de inverno no Rio de Janeiro. O título recebido de ‘‘Pequena Finlândia’’ é por conta das construções e arquitetura da cidade e também do frio, já que no inverno, Penedo nos faz sentir como se estivéssemos na Europa.
Penedo é muito conhecido por conta do turismo gastronômico (não deixe de experimentar os chocolates de lá) e pelo ecoturismo (aos pés da Serra da Mantiqueira, temos muitas opções de trilhas e cachoeiras para conhecer).
Visconde de Mauá (RJ)
Visconde de Mauá é perfeita para quem gosta de aventuras, pois a região possui muitas trilhas e cachoeiras.
Existem várias vilas na região e duas bem conhecidas são a de Maromba e Maringá. Todas elas são bem pequenas e próximas umas das outras. Maringá é bem na divisa entre MG e RJ e lá encontramos muitas opções restaurantes e bares.
Conservatória / Valença (RJ)
Conhecida como cidade das serestas, Conservatória é de um charme perfeito para se curtir o frio no Rio de Janeiro. A cidade em si é bem pequena, sendo constituída de apenas algumas poucas ruas.
O charme fica por conta das rodas de serestas à noite que podem acontecer na praça ou pelas ruas. Os seresteiros cantam grandes sucessos românticos e os turistas acompanham a apresentação.