Turismo

Cresce busca e compra de passagens de ônibus para viagens de lazer em 2022

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A plataforma ClickBus registou mais de 80% de crescimento nas vendas. A maioria para novos usuários da plataforma. Crédito: Roberto Castro/MTur

Otransporte rodoviário tem se mostrado uma opção cada vez mais presente nas viagens de lazer para dentro do Brasil. Segundo a ClickBus, uma das mais populares plataformas de venda de passagens do segmento no país, de janeiro a setembro deste ano foram vendidas 83% a mais de passagens do que o mesmo período de 2020.

Apenas no mês de setembro, foram realizadas 30% a mais de vendas, na comparação com o mesmo período de 2021. Mais de 70% das compras na plataforma da ClickBus foram realizadas por novos usuários. Também se observou um aumento nas buscas por esse tipo de transporte no mesmo período, registrando um crescimento de 275% na média diária de buscas no site comparado a 2021.

Segundo a plataforma, a competitividade dos preços e a modernização da infraestrutura dos ônibus são fatores que podem estar impactando na expansão do transporte rodoviário de passageiros.

ROTAS MAIS PROCURADAS – Nos últimos doze meses, os trechos mais buscados foram os das viagens entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Houve um aumento de mais de 50% na demanda por passagens envolvendo esses trechos.

Confira as dez rotas mais movimentados do Brasil em 2022:

1. Rio De Janeiro (Novo Rio), RJ -> São Paulo (Tiete), SP

2. São Paulo (Tietê), SP -> Rio De Janeiro (Novo Rio), RJ

3. São Paulo (Tietê), SP -> Curitiba, PR

4. Curitiba, PR -> São Paulo (Tietê), SP

5. Campinas (Rodoviária), SP -> São Paulo (Tietê), SP

6. São Paulo (Tietê), SP -> Campinas (Rodoviária), SP

7. Guarujá (Rodoviária), SP -> São Paulo (Jabaquara), SP

8. Teresópolis, RJ -> Rio De Janeiro (Novo Rio), RJ

9. Rio De Janeiro (Novo Rio), RJ -> Teresópolis, RJ

TURISMO DE PROXIMIDADE – O levantamento da Clickbus também aponta que houve um aumento de 16% na demanda por rotas de até 300 km de distância, confirmando a tendência dos viajantes estarem preferindo percorrer curtas distâncias para viagens domésticas.

Dados da Pesquisa Nacional de Domicílios (PNAD), realizada pelo Ministério do Turismo e o IBGE, cerca de 12,5% das viagens realizadas em 2021 foram de ônibus de linha, 10,2% de avião e 57,2% de carro particular ou de empresas. Os principais motivos pessoais de viagem são lazer (35,7%).

“Temos avançado no aprimoramento da infraestrutura turística e isso também favorece o transporte terrestre. É uma aposta no grande potencial competitivo do Brasil no pós-pandemia, principalmente no crescimento da tendência de turismo de proximidade”, relatou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Por Paula Rosa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

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