Ontem, (12/03), na Câmara dos vereadores da cidade, foi aprovado projeto lei que versa sobre benefícios fiscais para o segmento da hotelaria, faltando agora só a sanção da prefeita Magdália Furtado, o que deverá ocorrer muito em breve.
O benefício consiste em desconto de 40% no IPTU para os meios de hospedagem que estiverem em dia com a fazenda.
O Benefício fiscal é uma luta antiga da ABIH-RJ para os municípios do estado do Rio de Janeiro, que desde do primeiro ano de mandato do então prefeito José Bonifácio e que naquela oportunidade não pode ser atendido, ainda no ano passado 2023, em evento ocorrido no Rio de Janeiro (Festa Top Hotel da entidade representativa dos meios de hospedagem no Estado) foi solicitado para o então secretário de relações institucionais (naquela época) o então benefício fiscal proposto pelo vereador Ruy Sérgio França de Oliveira e aprovado ontem por unanimidade na Câmara de Cabo Frio.
A união de todas as entidades ligadas ao setor de turismo mostra que trabalhando juntos, cada um fazendo a sua parte, as melhorias são alcançadas e trazem benefício para a sociedade de uma forma geral, pois o segmento da hotelaria é o que mais emprega e é imprescindível para o setor do turismo que por sua vez fomenta a economia local.
Para o coordenador estadual da ABIH-RJ, o benefício trará um alívio aos hoteleiros. O benefício que já existe na capital desde 2005 e que agora ganha mais um município, deverá ser aplicado para grandes indutores do turismo do nosso estado, como Angra dos Reis, Armação dos Búzios e Teresópolis, sendo que Miguel Pereira já está em estágio de aprovação também, disse Alexandre Moraes.
O Município de Cabo Frio ainda conta nos próximos dias com o lançamento oficial do projeto para a baixa temporada visando aumentar as taxas de ocupação nos meios de hospedagem do referido município.
É o turismo em foco que cria boas expectativas.
A ABIH-RJ agradece todo esforço e dedicação do vereador Coronel Ruy França, abaixo a integra do Projeto Lei.