ABIH-RJ – Associação de Hotéis do Rio de Janeiro
Notícias

Termo de Cooperação Técnica para Desenvolvimento do Turismo entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado 

Terminou no início da noite desta quinta-feira (28) o Fórum Regional do Turismo Fluminense – Região da Costa Doce. O evento, uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com municípios que compõem a Região da Costa Doce, durou todo o dia no Plenário da Câmara de Campos. Paralelamente aos debates no Palácio Nilo Peçanha, foi realizada feira de artesanato, gastronômico e cerveja artesanal das cidades no Jardim do Liceu de Humanidades. O fórum reuniu gestores públicos, representantes da comunidade acadêmica e de entidades representativas da iniciativa privada que apontaram caminhos para fomentar o turismo como vetor de desenvolvimento regional.  

Um Termo de Cooperação Técnica para Desenvolvimento do Turismo entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado foi assinado pelo secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves; pelo prefeito Wladimir Garotinho; secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust; e pela subsecretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, também presidente da IGR (Instância de Governança Regional). 

Patrícia Cordeiro; Felipe Knust; a diretora do Arquivo Público Municipal de Campos, a historiadora Rafaela Machado; o presidente do Convention Bureau, Eduardo Pozitivo; o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Ribeiro; o presidente da CDL de Campos, Edvar Chagas Junior; e outros palestrantes e moderadores dos painéis de debates, a exemplo do coordenador do Sebrae, Guilherme Reche, apresentaram propostas de projetos com potencial para desenvolver o turismo de Campos.

Mírian Neves apresentou o projeto Caminhos Turísticos do Norte Fluminense, elaborado pela Uenf, com proposta para implementação do turismo geológico, rural e histórico de Campos. Ela detalhou com imagens os diversos pontos turísticos do município que faz integração com regiões turísticas com demais cidades, como a Região Serrana de Bela Joana, entre Campos e São Fidélis. Edvar Chagas Junior qu apontou, também, pontos expressivos da cultura popular que já se irradiou pelo Brasil, como a lenda da Escrava Isaura e do Ururau da Lapa.

O secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, e o vice-presidente da TurisRio, Felipe Rocha, demonstraram ter ficado impressionado com as informações e imagens apresentadas. Ao ouvir as propostas de inserção de eventos de Campos com apelo turístico no calendário da TurisRio, a exemplo da Festa de Santo Amaro, o Caminho do Açúcar, Caminho de Santo Amaro e a Cavalhada, Felipe Rocha se posicionou favorável. 

Sávio Neves anunciou que o Estado dividiu os 92 municípios em 12 macrorregiões turísticas. No dia 10 de agosto será realizado o Fórum Regional na Região Serrana, na cidade de Santa Maria Madalena; no dia 31 de agosto será realizado o Fórum Regional do Noroeste Fluminense, na cidade de Itaperuna.

“O Governo do Estado investe R$ 60 milhões na confecção de mais de quatro mil placas para sinalizar todos pontos turísticos dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, além se serem inseridos no Waze (aplicativo de localização). Até dezembro, estaremos realizando 80 eventos para fomentar o desenvolvimento do turismo na cidade do Rio de Janeiro e no interior do estado”, informou Sávio Neves.

Fonte: PRefeitura de Campos

Newsletter | Receba conteúdos por e-mail com exclusividade

* indicates required

Notícias relacionadas

Saquarema começa a construir seu primeiro Parque de Exposições

admin

Tradicional Arraiá do Portobello Resort & Safári será realizado aos sábados de junho e nos dias 2 e 9 de julho

admin

Pousada Porto Imperial em Paraty terá promoção em Agosto: De domingo a quinta, fique 4 diárias e pague 3

admin

Leave a Comment

ABIH-RJ - Associação de Hotéis do Rio de Janeiro Deseja receber notificações com as últimas notícias e atualizações?
Dismiss
Allow Notifications