Não categorizado

Setor do turismo puxa geração de empregos formais no estado do Rio

Com o avanço da vacinação e a queda dos casos de Covid no Rio, mais gente voltou a viajar. Notícia boa especialmente para o setor do turismo. Muito afetado pela pandemia, o setor puxou a geração de de empregos formais em setembro, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged.

Viagens para o exterior estão menos convidativas devido à alta do dólar e, assim, o chamado turismo de proximidade tem mostrado bom desempenho.

A cidade de Búzios, na Região dos Lagos, abriu 285 empregos com carteira assinada em setembro e, no ano, foram 1.805 — uma alta de 20%. A cidade havia parado com a pandemia e foi o município do estado em que a população mais precisou receber auxílio emergencial em 2020.

Paraty e Mangaratiba, na Costa Verde, também voltaram a crescer com o retorno dos turistas. Paraty acumula um crescimento de 8% no acumulado do ano. Já Mangaratiba soma quase 10% de crescimento entre janeiro e setembro de 2021.

E os dados do Caged levam em conta apenas empregos com carteira assinada. No turismo, a informalidade costuma ser grande.

Crescimento segue abaixo do ritmo nacional

Apesar desse início de retomada no emprego formal, o mercado de trabalho no Rio cresce em ritmo mais lento do que o restante da região Sudeste e também abaixo do do país como um todo.

Sobretudo na comparação do acumulado do ano e nos dados dos últimos 12 meses.

Comparativamente, o Rio cresceu 3,9%, enquanto o Sudeste cresceu 6,1% e a média do país ficou em 6,4%

“Essa é uma notícia muito boa porque os municípios que mais sofreram foram os turísticos e as pessoas que trabalham ficaram numa situação muito difícil”, diz.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo