ABIH-RJ – Associação de Hotéis do Rio de Janeiro
Notícias

Secretários de Turismo traçam estratégias emergenciais em audiência na Câmara

Congresso Nacional foi palco da votação da MP 907

Secretários estaduais e dirigentes de Turismo estiveram reunidos para traçar estratégias emergenciais a curto e médio prazo

Em audiência pública da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (25), secretários estaduais e dirigentes de Turismo estiveram reunidos para traçar estratégias emergenciais a curto e médio prazo, em meio a liberação de crédito, reedição da Medida Provisória 936/20 e fortalecimento do setor no exterior são algumas das medidas que podem salvar o turismo no Brasil, diante da profunda crise no setor causada pela pandemia do coronavírus.

“A palavra de ordem é ‘sobrevivência’ dos atores econômicos do turismo”, afirmou o deputado federal Otavio Leite, autor do requerimento da sessão e ex-secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. O deputado considera que a votação do projeto 5.638, do deputado Felipe Carreras, no Senado, e a redução da burocracia para uso do Fungetur, mecanismo de crédito essencial ao fomento do turismo, precisam acontecer com urgência. “Estamos trabalhando em emergência e também é preciso pensar à frente. O turismo é luz no fim do túnel.”

Os secretários de Turismo foram representados pela secretária do Distrito Federal, Vanessa Mendonça; Fausto Pinato, secretário da Bahia, e pelo deputado Odair Cunha. Eles reforçaram a necessidade da união do setor para evitar a falência de mais empresas e empregos ligados ao turismo. Outras autoridades acompanharam a sessão virtual e enviaram uma série de pontos aos representantes.

A preocupação com o fechamento de destinos do país por conta do agravamento da pandemia fez com que dirigentes do turismo voltassem à “receita zero”, como destacou Bruno Wendling, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais (Fornatur). “E se não há receita, como os empresários podem arcar com os pagamentos?”

Para o presidente da Comissão de Turismo, deputado João Carlos Bacelar, é preciso aumentar o orçamento do setor para se pensar em uma política estratégica e consistente de enfrentamento à crise. A Comissão vai agora ao Ministério do Turismo a fim de pedir providências para fomentar o setor a curto e médio prazo.

Fonte: Mercado & Eventos

Newsletter | Receba conteúdos por e-mail com exclusividade

* indicates required

Notícias relacionadas

O novo Mapa do Turismo Brasileiro foi lançado nesta segunda (28)

admin

Pela primeira vez, estado do Rio registra risco muito baixo para Covid

admin

Festa de aniversário do Teatro Municipal começa hoje

admin

Leave a Comment

ABIH-RJ - Associação de Hotéis do Rio de Janeiro Deseja receber notificações com as últimas notícias e atualizações?
Dismiss
Allow Notifications