Notícias Vale do Café - RJ

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras faz balanço de 2021

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, Vassouras teve um ano positivo, especialmente na geração de empregos e na consolidação como um dos principais destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro. Embaixador do Turismo do Estado, presidente do Conselho de Turismo de Vassouras e responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDET), Wanderson Farias fez uma análise do ano que se aproxima do fim e adiantou um pouco sobre os projetos para 2022. “Vamos em frente no compromisso de projetar cada vez mais a nossa cidade e manter o trabalho de geração de emprego e renda, que é um dos destaques da gestão do prefeito Severino Dias”, disse o secretário.

PRÊMIOS
Vassouras começou 2021 de maneira animadora, recebendo em janeiro o Prêmio CIETH na categoria Melhor Secretaria de Turismo do Estado. “Foi um reconhecimento importante ao difícil trabalho que tivemos em 2020, quando a pandemia pegou a todos de surpresa. Nossa conduta responsável, com pioneirismo no estabelecimento de protocolos sanitários, foi fundamental para ganhar a premiação”, comentou Wanderson, que conseguiu implementar novos projetos e aproveitar bem os atrativos ao ar livre e casarões bem ventilados para atrair os visitantes e recebê-los com segurança sanitária. O lançamento do Caminhos do Café e as inaugurações da Sala de Exposições Marianna Crioula e do Centro de Atendimento ao Turista na Câmara Municipal estão entre os destaques das ações da Prefeitura, por meio da SEDET.

Pouco tempo depois, a Vassouras ganhou o Prêmio Yedda Maria Teixeira, concedido pela Associação dos Embaixadores de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, na categoria Promoção do Município. “Enquanto o isolamento era fundamental para controlar a pandemia, trabalhamos muito para organizar a cidade. Quando a reabertura foi possível, investimos em uma forte campanha de divulgação que fez de Vassouras um dos destinos mais procurados por quem queria viajar com segurança”, destacou Wanderson. O novo patamar a que o município chegou foi reconhecido no final deste ano, quando o CIETH indicou Vassouras na categoria Melhor Destino Turístico: “Fomos indicados com destinos já consolidados, como Paraty, Búzios e Friburgo. A indicação já foi uma vitória para Vassouras”.

EVENTOS
Com o avanço da vacinação contra Covid-19, Vassouras começou a sediar importantes eventos. O primeiro, organizado pela SEDET, foi o Fórum do Café do Vale do Café, realizado na Câmara Municipal. “O Fórum foi um sucesso que projetou a capacidade que a Prefeitura de Vassouras e seus parceiros têm para sediar encontros e eventos”, pontuou Wanderson. Em seguida, a cidade foi palco da primeira reunião técnica do Arranjo Produtivo Local do Café do Vale do Café, organizado pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo e apoiado por entidades e órgãos como Sebrae, ABIH-RJ, Emater-Rio, Pesagro-Rio, Sicomércio, Associação dos Embaixadores do Turismo do Rio, Preservale, Ascarj e Universidade de Vassouras. “O APL do Café superou nossas expectativas. Já foram 5 reuniões, realizadas em Vassouras, Mendes, Paulo de Frontin, Pinheiral Valença e Volta Redonda. Estamos animados em continuar ampliando o alcance do projeto pela região em 2022”, disse o secretário, que logo após o lançamento do APL articulou para a cidade receber o ProCap Edição Vale do Café. Realizado pela Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) em parceria com a Fecomércio-RJ, o evento promoveu rodadas de negócios no Centro de Convenções General Sombra e levou profissionais de agências de turismo de todo o estado para conhecer os principais pontos da região. “A Universidade de Vassouras é uma parceira sensacional. Marco Capute faz uma gestão de excelência que contribui com toda a população. O Centro de Convenções, por exemplo, é um grande presente para a cidade, porque permite a realização de eventos de grande porte”, elogiou Wanderson. A moderna estrutura do espaço logo foi utilizada para o primeiro Fórum Regional do Turismo Fluminense, que faz parte do programa de retomada do Governo do Estado, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio. A Edição Vale do Café contou com a participação do governador Cláudio Castro, do presidente da Fecomércio Antônio Florêncio e de inúmeras outras autoridades, empresários e representantes de diversos órgãos e setores. “O secretário Gustavo Tutuca e o Sergio Ricardo, presidente da TurisRio, reconheceram o valor de Vassouras e se tornaram grandes parceiros. Nossa cidade esteve em destaque em todos os outros fóruns realizados desde então”, disse Wanderson.

Outros eventos que movimentaram Vassouras no segundo semestre de 2021 foram relacionados à paixão por automóveis. Após ser escolhida para sediar o 55º Encontro do Clube 500 do Rio de Janeiro, a cidade promoveu o 1º Encontro de Carros Antigos do Vale do Café. “A orientação do prefeito Severino é para realizarmos o maior números de eventos especiais para atrair novos turistas e movimentar a economia”, explicou o secretário, que também ressaltou a importância de realizar eventos internos para o aprimoramento do atendimento ao turista, como a palestra sobre o Patrimônio realizada por meio de parceria com o Iphan e a Universidade de Vassouras: “Nosso objetivo foi oferecer informações profundas e técnicas sobre os palacetes e casarões para todos os envolvidos no setor turístico. Ações como esta são fundamentais para contar nossa história aos visitantes”

AGENDA
Além dos eventos, a melhora do cenário pandêmico com o avanço da vacinação permitiu a retomada da agenda de viagens de Wanderson para firmar parcerias e divulgar Vassouras. “Visitar outras cidades amplia as possibilidades do município, já que há uma troca de experiências muito produtiva”, comentou o secretário, que fechou uma importante parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal para implementar o Turismo Cívico em Vassouras. Para realizar o projeto, a SEDET se uniu à Secretaria de Educação e à Universidade de Vassouras. “Mais uma vez a Universidade foi fundamental, já que deu um suporte incrível para que as Secretarias unidas pudessem lançar o Turismo Cívico”, explicou Wanderson, que também destacou a parceria com a Fundação CSN e a MRS Logística no projeto Revelando Vassouras, que valoriza o patrimônio da cidade. “Além dos gibis e jogos que foram elaborados e distribuídos nas escolas, esse projeto resultou na primeira exposição da Sala Marianna Crioula”, lembrou Wanderson.

Além de Brasília, o secretário viajou para Ouro Preto e Congonhas para conhecer a estrutura e firmar parcerias com esses municípios que têm afinidades com Vassouras, e para a cidade do Rio de Janeiro, onde reforçou parcerias com órgãos do Estado, e marcou presença na campanha itinerante “O Rio continua lindo. E perto”, promovida pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e pela TurisRio em parceria com a Fecomércio e a ABIH-RJ. “Vassouras teve destaque em Fortaleza, Goiânia, Campinas, São Paulo e Belo Horizonte. A boa interlocução com o Governo do Estado colaborou muito para a projeção da nossa cidade. A parceria com a Embratur também é fundamental para divulgar Vassouras no exterior”, explicou Wanderson, que fez apresentações sobre a cidade para plateias de empresários em todas as cidades por onde passou e levou servidores da SEDET para atender os visitantes nas feiras de Turismo.

O secretário destacou outras bem-sucedidas parcerias com órgãos e instituições como Sicomércio, Fecomércio, CIETH, Firjan, Grupo Alimenta-Sul. “Por meio de parcerias, conseguimos qualificar cerca de 200 vassourenses de forma gratuita em 2021. São pessoas que estão no mercado colaborando não apenas com Vassouras, mas com outras cidades do Vale do Café. A região está cada vez mais atrativa para os turistas e precisa de mão de obra qualificada”, explicou Wanderson. Os cursos oferecidos neste ano foram de Camareira, Recepcionista, Garçom, Barman, Assistente de Controle de Qualidade, Auxiliar de Operações Logísticas, Assistente Administrativo e Guia Turístico. “Além disso, oferecemos palestras e oficinas gratuitas para os artesãos e artesãs vassourenses. Investimos muito no artesanato ao longo de 2020 e 2021. A parceria com a Setur-RJ também permitiu a cadastramento e a entrega da Carteira do Artesão, mais uma conquista importante para este setor”, concluiu o secretário.

O QUE VEM POR AÍ
Entusiasmado com o êxito do trabalho em 2021, Wanderson Farias revelou alguns projetos que estão em andamento. “Ainda neste ano, na semana que vem, vamos lançar o Turismo Rural, com rotas organizadas pela Setur-RJ em parceria com a SEDET. E 2022 certamente será um grande ano” Já fechamos a realização do Encontro do Rotary Club no Centro de Convenções General Sombra, o Festival de Cinema de Vassouras, a Expo Café, o Festival de Vinhos e uma nova edição do Café, Cachaça & Chorinho”, disse o secretário, que também revelou a ansiedade pela inauguração do Museu Vila de Vassouras, prevista para setembro: “Esse investimento do empresário Ronaldo Cezar Coelho será um marco para o Vale do Café. O Museu está ficando lindo e toda a equipe envolvida está de parabéns”.

Recentemente, Wanderson se reuniu com com o empresário Nelson Drucker, que organiza o Festival Vale do Café, para conversar sobre a próxima edição do tradicional evento que há anos movimenta a cultura e a economia da região. “Em breve, vamos divulgar os detalhes da edição 2022 do Festival. Com total apoio da Prefeitura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a abertura será em Vassouras no dia 22 de julho”, disse o secretário, que ainda destacou o Via da Liberdade, projeto que une Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal para realizar melhorias em quase 1.200 quilômetros da BR-040 e promover os destinos turísticos deste longo trecho. “Vassouras faz parte dessa rota e certamente vai receber muitos turistas por meio dela. Mas temos outros projetos para colocar em ação já a partir de janeiro, mantendo a trajetória de ascensão do turismo de Vassouras”, finalizou o secretário.

Fonte: TrubunadoInterior

Você também pode gostar:

Oficina de Revenue: Melhores práticas de RM e Vendas para maximizar a receita do hotel

admin

Costa Verde é a estrela da 3ª edição do Fórum Regional do Turismo Fluminense

nathalia

Secretário de Turismo de Búzios tem encontro com representantes do Turismo Estadual

admin

Deixe um comentário