RJ terá a primeira onda de frio de 2026 na semana que vem

Queda de temperatura chega com frente fria no Dia das Mães e mantém o tempo instável até meados da próxima semana, mesmo sob influência do El Niño
Depois de dias típicos de outono com cara de verão, o Rio deve finalmente sentir uma virada no tempo. A próxima semana marca a chegada da primeira onda de frio de 2026 no estado, ainda que com intensidade moderada. A mudança acontece mesmo sob influência do El Niño, que costuma deixar os invernos no Sudeste mais quentes do que o normal.
O El Niño é um fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial. Esse aquecimento altera a circulação dos ventos e interfere diretamente nos padrões climáticos em várias partes do mundo. No Brasil, especialmente no Sudeste, o efeito mais comum é a redução da frequência e da intensidade das ondas de frio, além de períodos mais prolongados de temperaturas acima da média.
Previsão de chuva para o Dia das Mães
Ainda assim, o avanço de sistemas meteorológicos típicos da estação segue ocorrendo. No caso do Rio, a primeira onda de frio está prevista para chegar entre a noite do próximo sábado e a madrugada de domingo.
Até lá, o calor ainda predomina. Ao longo da semana, o sol aparece com força e as temperaturas sobem gradualmente, com máxima podendo chegar aos 31 °C no sábado. Esse aquecimento mais intenso é explicado pelos chamados ventos pré-frontais, que antecedem a chegada de frentes frias e costumam elevar as temperaturas de forma significativa.
A virada acontece no domingo, Dia das Mães. Com a chegada da frente fria, o tempo muda de forma mais brusca, com previsão de chuva ao longo de todo o dia e queda nas temperaturas. A máxima não deve passar dos 23 °C, marcando um contraste claro em relação aos dias anteriores.
Na sequência, a influência do sistema mantém o tempo mais instável e as temperaturas mais baixas pelo menos até a quarta-feira. As máximas devem ficar na casa dos 22 °C, enquanto as mínimas podem chegar aos 16 °C, especialmente durante as madrugadas com céu mais aberto, condição que favorece maior perda de calor e, consequentemente, amanheceres mais frios.
A tendência é de que o tempo volte a esquentar gradualmente a partir de quinta-feira, segundo previsões da Climatempo.
Créditos: Diário do Rio



