Rio de Janeiro promove roadshow em Ribeirão Preto com apoio da ABIH-RJ
Ribeirão Preto foi selecionada como uma das dez cidades brasileiras para sediar o roadshow “Experiência Rio” na última segunda-feira (14). O evento, realizado pela primeira vez na cidade, contou com a participação de especialistas e expositores do estado fluminense. Promovido gratuitamente no Absolutto Espaço de Eventos, na Zona Sul, a iniciativa foi organizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, com apoio da ABIH-RJ e HotéisRIO.
Os participantes puderam conhecer as belezas do Rio de Janeiro através de vídeos, talkshows e apresentações culturais. A ação apresentou as potencialidades do estado aos agentes e operadores de turismo locais, ao mesmo tempo em que promoveu a atividade econômica na região.
Durante o evento, profissionais do turismo de Ribeirão Preto participaram de capacitações e de uma rodada de negócios, explorando atrativos das cidades fluminenses e estimulando as vendas de pacotes para o Rio. A ideia é proporcionar experiências únicas aos viajantes e, ao mesmo tempo, fortalecer a economia do setor em Ribeirão, pois a venda de pacotes gera desenvolvimento local.
Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Rio de Janeiro, ressaltou a importância da ação. “Essa iniciativa abre portas para a emissão de turistas para o estado. Nesta edição, estamos mostrando nossas potencialidades, especialmente as do interior, e promovendo nossas 12 regiões turísticas. Ribeirão, historicamente, é um grande emissor de turistas ao Rio de Janeiro, tanto para a capital quanto para o interior”, afirma Tutuca.
O roadshow já passou por cidades como Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Brasília (DF). Após Ribeirão Preto, as atividades seguirão para Campinas (SP) no dia 15 e para a capital paulista no dia 17. A programação ainda incluirá Curitiba e o Rio de Janeiro, visando proporcionar uma imersão completa pelo estado.
As ações realizadas em cada cidade buscam fortalecer o relacionamento com o mercado, com o objetivo de aumentar o fluxo de turistas para o Rio de Janeiro. Para encerrar o evento, um show temático com músicas representativas do estado foi realizado.