Não categorizado

Rio de Janeiro estreita relações com Portugal para desenvolver a Economia do Mar

A delegação fluminense, com a participação do prefeito de Paraty, Luciano Vidal, apresentou iniciativas na área, conheceu projetos portugueses e deu a largada para eventos e ações conjuntas durante o Global Innovation Summit 2022 em Portugal

Evento, em Portugal, reuniu representantes do Sebrae, Fecomércio, Governo do Estado e demais atores que tem trabalhado para incrementar a cadeira produtiva do mar no Rio de Janeiro.

A abertura do workshop dedicado ao Rio de Janeiro foi feita pelo presidente da Fecomercio RJ, Antônio Florêncio de Queiroz, através de um vídeo enviado ao evento.

“A economia do mar é uma força produtiva que pode transformar o país.

Investindo e viabilizando novas oportunidades locais estamos investindo em qualidade de vida e renda, tendo o mar como agregador”, disse Florêncio.

Segundo Dulce Ângela Procópio, o esforço do Rio de Janeiro pela Economia do Mar, que tem no presidente da Fecomércio RJ uma liderança e no gerente do Sebrae RJ, Renato Regazzi, um braço forte, tem gerado frutos concretos.

“Todos aqui estamos matriculados na economia do mar. Sabemos da importância e trabalhamos por ela. Para se ter uma ideia da força dessa atividade, 3 milhões de barris de petróleo são produzidos por dia no Brasil, sendo que 85% são no Rio de Janeiro. Temos muito muito que fazer em relação à pesca e ao mar, já que é o Alimento do futuro está no mar. No turismo, apenas no último mês de março, seis cruzeiros internacionais passaram pelo Rio de Janeiro, com turistas desfrutando da gastronomia e economia locais”, destacou Dulce Ângela Procópio.

De acordo com o gerente do Sebrae,

Renato Regazzi, o Rio de Janeiro é a capital brasileira do mar e Portugal pode ser a grande referência para o Brasil nessa área.

Regazzi afirma que a Economia do Mar, também chamada Economia Azul, faz parte da ação estratégica do Sebrae com objetivo de inserir e apoiar pequenos empresas na cadeia produtiva.

Para o gerente do Sebrae, esse é o momento propício para acelerar clusters marítimos, organizando governanças nos municípios com os diversos setores envolvidos.

“Virou uma tendência investir em clusters marítimos principalmente depois da pandemia de COVID-19, pelo momento disruptivo e de quebra de modelos globais, e depois da guerra Rússia x Ucrânia, devido a quebra de confiança”, disse Regazzi.

O superintendente de Desenvolvimento Econômico Sustentável, João Leal, o estado tem dado muita prioridade ao eixo de desenvolvimento económico sustentável nas baías, na energia sustentável na Costa e na Economia circular. Leal aproveitou para divulgar e convidar os portugueses para o maior evento de pesca do Brasil, a Primeira Feira de Pesca e Negócios do Mar, em setembro, em Paraty.

“Esperamos que no ano que vem, esse grande evento seja realizada em Portugal”, disse Leal.

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, apresentou o potencial para a Economia do Mar, da bela cidade do litoral sul do estado do Rio, Patrimônio Mundial da Humanidade e maior área de Mata Atlântica preservada do Brasil.

Luciano Vidal tem cumprido uma extensa agenda de encontros com prefeitos e outras lideranças portuguesas para aumentar a cooperação da cidade fluminense com Portugal.

O Global Innovation Summit 2022 é realizado no Centro de Congresso de Estoril, entre os dias 22 e 23 de junho, no âmbito da presidência Portuguesa da Rede Eureka.

(Com texto de Valéria Aguiar)

Fonte: Prefeitura de Paraty

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo