ABIH-RJ – Associação de Hotéis do Rio de Janeiro
Notícias

Resende solicita a inscrição de prestadores de serviços turísticos no Cadastur

Apenas 12 estabelecimentos comerciais responsáveis por receber e oferecer estadia estão com os dados atualizados na plataforma do Ministério do Turismo – Foto PMR.

Resende (RJ)- Acampamentos, agências, meios de hospedagem, organizadores de evento e transportadoras que atuam na cadeia produtiva do turismo da cidade de Resende estão sendo orientados pela Prefeitura de Resende, através da secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, para que incluam os dados da atividade exercida no Cadastur, sistema do Governo Federal que permite a consulta dos prestadores de serviços turísticos legalizados no município.

Dos 45 estabelecimentos comerciais responsáveis por receber e oferecer estadia, por exemplo, apenas 12 estão com os dados atualizados na plataforma do Ministério do Turismo.

De acordo com a prefeitura, o cadastro é obrigatório, válido por dois anos e está amparado na Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008. A ferramenta gratuita garante diversas vantagens e oportunidades aos inscritos como acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações do governo federal, bem como a participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo. Além disso, o registro das informações no site do Cadastur é uma importante fonte de consulta para o turista que busca contratar serviços de empresas sérias e devidamente credenciadas.

“As atividades de orientação e fiscalização garantem avanços importantes para a segurança dos turistas, na medida em que o município passa a ter o poder de controlar o cumprimento da lei que exige, dos profissionais da área, o cadastro no Cadastur. Nossa equipe está à disposição de qualquer pessoa física ou jurídica que trabalha no setor de turismo, mas não sabe como realizar o cadastro”, destaca Tiago Diniz, secretário de Indústria, Comércio e Turismo.

Quem precisar de ajuda pode entrar em contato através do telefone (24) 3360-9578 ou pelo e-mail: turismo.resende@gmail.com . A secretaria funciona na Praça da Bandeira, 85, Campos Elíseos, de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h.

Cadastro rápido

Para se cadastrar é necessário acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br  e seguir as instruções. Após enviar os dados, a documentação será analisada e se tudo estiver dentro do que foi solicitado o requerente receberá o certificado e terá o pedido homologado. O prestador somente poderá exercer suas funções normalmente se estiver com seu cadastro regular.

As penalidades para aqueles que estão atuando fora da regularidade estão definidas também na Lei nº 11.771/2008, estando sujeitos a: advertência por escrito; multa; cancelamento da classificação; interdição de local, atividade, instalação, estabelecimento empresarial, empreendimento ou equipamento; e cancelamento do cadastro.

Fonte: Prefeitura de Resende

Newsletter | Receba conteúdos por e-mail com exclusividade

* indicates required

Notícias relacionadas

Município de Itatiaia, no Sul do RJ, impõe novas regras para combate ao Coronavírus

admin

Arraial do Cabo busca parceria para investir em sinalização turística

admin

Hotéis sustentáveis: um novo hábito dos fluminenses, segundo Fecomércio-RJ

admin

Leave a Comment

ABIH-RJ - Associação de Hotéis do Rio de Janeiro Deseja receber notificações com as últimas notícias e atualizações?
Dismiss
Allow Notifications