ABIH-RJ – Associação de Hotéis do Rio de Janeiro
NotíciasTurismo

Primeira viagem de avião: o que devo fazer antes de embarcar?

É normal ter um certo receio toda vez que se faz necessário enfrentar uma novidade. Isso se aplica muito bem quando o assunto é a primeira viagem de avião. Muitos passageiros inexperientes não sabem o que fazer e têm dúvidas quanto à passagem, check-in, aeroporto, etc. E se dissermos para você que o processo de embarcar numa aeronave é simples, você acredita? Não? Então, leia este artigo até o final e descubra!

Passo a passo: facilite sua primeira viagem de avião!

 

1- PASSAGEM AÉREA

O primeiro passo para quem vai embarcar numa viagem aérea é comprar a passagem. Você pode realizar a compra no site da companhia aérea, pelo aplicativo próprio da companhia ou em agências de turismo online. Agora, se você não é muito habilidoso com internet, redes sociais e afins, o aconselhável é mesmo ir direto ao aeroporto para resolver essa questão.

2- RESERVA COM CÓDIGO LOCALIZADOR

Depois de realizar a compra da passagem da sua primeira viagem de avião, você não vai receber uma passagem áerea! Calma, nós explicamos o porquê. Diferentemente das viagens de ônibus, por exemplo, você recebe um código localizador, composto por letras e números. Com esse código você vai conseguir fazer o seu check-in no aeroporto.

3- HORÁRIO DE CHEGADA AO AEROPORTO

Após comprar a passagem, você não precisa mais se preocupar. Agora, no dia de embarcar, você precisa estar com duas horas de antecedência no aeroporto, mesmo para voos nacionais. Esse tempo é recomendado para você evitar qualquer desgaste, principalmente por ser a sua primeira viagem de avião. Queremos que tudo ocorra bem, certo? Então, não se atrase! Chegue rápido e resolva possíveis imprevistos.

4- BAGAGEM

Não esqueça da sua bagagem no dia do embarque! Você pode optar por uma bagagem de mão de até 10 kg ou uma bagagem despachada, que pode ser cobrada pela companhia aérea. No momento do check-in, você vai despachar as malas maiores que serão transportadas no porão do avião, enquanto uma bagagem de mão vai com você na cabine.

5- DOCUMENTOS

Todo passageiro que embarca em um voo doméstico (nacional) ou para a América do Sul precisa estar munido de um documento de identificação. Por exemplo: carteira de identidade civil, carteira de motorista, carteira de classe (como professor, jornalista, advogado, etc), entre outros. Você pode verificar quais documentos são aceitos no momento da compra. Para voos internacionais, é necessário ter o passaporte em mãos, ou, até mesmo, o visto, se for o caso.

6- CHECK-IN

Um dos momentos de tensão durante a primeira viagem de avião é o check-in. Porém, não precisa se preocupar! O registro de entrada é simples e serve para confirmar que você está no aeroporto e fará sua viagem. Para realizar o check-in do seu voo, basta procurar o balcão da companhia aérea e entrar na fila destinada a ele. Se preferir, faça o check-in online.

7- DESPACHO DE BAGAGEM

Se você já fez o seu check-in, já está com seu cartão de embarque em mãos e só precisa despachar as bagagens, não precisa entrar na fila de check-in novamente. Basta entrar na fila específica de despacho de bagagens que, em geral, são mais rápidas. Se você se sentir mais seguro fazendo o processo direto com o atendente, vá direto ao balcão da companhia aérea.

8- CARTÃO DE EMBARQUE

Durante o check-in, o funcionário da companhia aérea entrega o cartão de embarque ao passageiro. Esse cartão se parece muito com uma passagem aérea. Nele, constam todas as suas informações de voo, como portão de embarque, horário do embarque, número do voo, data da viagem e o seu nome. Com esse cartão você terá acesso à sala de embarque e, também, à aeronave.

9- PORTÃO DE EMBARQUE

Fez o check-in, despachou sua mala e está com seu cartão de embarque em mãos? Então, chegou a hora de você entrar no portão de embarque! No aeroporto, existe um portão geral que direciona a vários portões onde as companhias aéreas dão entrada para os voos. Você precisar localizar o número do seu portão de embarque para ter certeza de que está entrando pelo lugar certo na sua primeira viagem de avião!

10- RAIO-X

Nesse primeiro acesso você deve mostrar o seu cartão de embarque para poder entrar. Logo depois, todos os passageiros são submetidos a um raio-x para detectar qualquer problema de segurança. Lembre-se que objetos pontiagudos, como facas e tesouras grandes, não podem entrar no avião.

11- EMBARQUE

Aguarde até a hora do seu voo na sala de embarque. Quando chegar o momento, entre na fila para entrar na aeronave. Nessa etapa, é obrigatória a apresentação da carteira de identidade junto ao cartão de embarque. Agora, é só entrar na aeronave, se acomodar no seu assento e curtir a sua primeira viagem de avião!

Fonte: Rede Rio Hotéis

Newsletter | Receba conteúdos por e-mail com exclusividade

* indicates required

Notícias relacionadas

Brasil vai arrecadar R$ 20 bilhões por ano com legalização dos cassinos

admin

Expo 2022: shows celebram 209 anos de Macaé

admin

Rio das Ostras lança decoração natalina iluminada nesta sexta, dia 3

admin

Leave a Comment

ABIH-RJ - Associação de Hotéis do Rio de Janeiro Deseja receber notificações com as últimas notícias e atualizações?
Dismiss
Allow Notifications