ABIH-RJ – Associação de Hotéis do Rio de Janeiro
Notícias

Pessoas com deficiência ganham acessibilidade à laguna de Araruama

Mais qualidades de vida os PCD’sSECOM (Reprodução: O Dia)
POR RENATA CRISTIANE

O prefeito Vantoil Martins inaugurou nesta quinta-feira (24), a Rampa de Acesso Exclusiva para PCD Lucimar Pontes de Carvalho, que vai possibilitar aos cadeirantes, principalmente, usufruírem com mais conforto e segurança a lagoa de Araruama. O equipamento fica localizado na orla, na rodovia Amaral Peixoto (km 106), na altura da Academia Popular.

“Nosso governo tem um olhar voltado para o todo, para o desenvolvimento e crescimento. Nosso olhar está sendo voltado para infraestrutura e, portanto, da acessibilidade”, declarou o prefeito.

Prefeito Vantoil Martins, o vice Alexandre da Farmácia, e a secretária de Turismo Carla Vale discursaram sobra a importância de ações inclusivas - Renata Cristiane

Prefeito Vantoil Martins, o vice Alexandre da Farmácia, e a secretária de Turismo Carla Vale discursaram sobra a importância de ações inclusivasRenata Cristiane

Além da rampa que leva até a lagoa, o local conta com bancos de madeira e um espaço acessível na areia. A secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle, aproveitou a ocasião para parabenizar a equipe de carpintaria, que trabalhou com madeira de reflorestamento em diversos pontos da cidade.

“Eu queria agradecer a equipe da carpintaria, com seis pessoas, que fizeram essa rampa e que estão fazendo muitas coisas na nossa cidade. Uma equipe pequena, mas muito dedicada e que trabalha incansavelmente. Esse governo comprometido trabalhando por todos colocará muitos projetos acessíveis a serem executados”, declarou Carla.

O espaço foi feito com equipe de carpintaria da própria secretaria de Turismo - Renata Cristiane

O espaço foi feito com equipe de carpintaria da própria secretaria de TurismoRenata Cristiane

Com 30m de extensão, o nome dado à rampa é em homenagem à moradora Lucimar Pontes de Carvalho, uma cadeirante que brigou durante muitos anos pela acessibilidade à lagoa. A irmã da homenageada, Irineia Pontes de Carvalho participou do evento e disse que ficou muito emocionada.

“Era o sonho da minha irmã essa rampa. Minha família está muito feliz com essa homenagem e ver que está sendo aplicada a NBR 9050 (norma de acessibilidade) em benefício de todos. A gratidão é muito grande, que isso seja só o começo para vermos essa cidade acessível”, disse Irineia.

Já a cadeirante que fez a estreia da rampa, Yasmin, mesmo com a água gelada, ela não se intimidou e disse que vai voltar sempre: “Estava fria, mas estava gostosa”, disse ela.

FOTOS:

Fonte:  RENATA CRISTIANE / O Dia

Newsletter | Receba conteúdos por e-mail com exclusividade

* indicates required

Notícias relacionadas

Manoel Linhares é reeleito presidente da ABIH Nacional para o biênio 2022/2023

admin

ÚLTIMOS DIAS DO 48° SALÃO DA PRIMAVERA – EDIÇÃO AGULHAS NEGRAS

admin

Gustavo Tutuca: ‘O turismo do RJ está dando a volta por cima’

admin

Leave a Comment

ABIH-RJ - Associação de Hotéis do Rio de Janeiro Deseja receber notificações com as últimas notícias e atualizações?
Dismiss
Allow Notifications