Nos dias 15, 16 e 17 de novembro chega a Penedo o projeto EncontroS Nacional de Maracatu: uma vivência anual e itinerante que promove o intercâmbio através da cultura do Maracatu de Baque Virado. O evento tem o apoio das Secretarias de Educação e de Turismo de Itatiaia e vai acontecer no Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon.
A expectativa dos organizadores é de reunir mais de 500 pessoas, com uma programação que inclui rodas de conversa, apresentações de grupos percussivos, atrações culturais regionais, oficinas artísticas e cortejo na cidade, com a presença de convidados de Recife (Pernambuco) e batuqueiros de diversos estados do país.
A temática deste ano está voltada ao encontro do indígena e do negro nos tambores tradicionais, trazendo à tona a figura do Caboclo Arreamar, uma entidade ligada aos povos indígenas e personagem importante da corte que vem na frente de todo Maracatu Nação nos desfiles. O projeto já passou por diversas cidades do país, entre os estados de São Paulo, Rio Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraíba, e teve duas edições online durante a pandemia.
Para participação, acomodação e alimentação, as inscrições estão abertas através do link https://doity.com.br/encontros-de-maracatu–2024, também com opções de cotas menores para indígenas, negros e crianças. A programação é integralmente aberta aos moradores de Itatiaia e os contatos podem ser feitos pelo Whatsapp (24) 99904622.