Notícias

PENEDO – Em encontro com lideranças de restaurantes e hotelaria Sec. de Saúde e Prefeito prometem flexibilização para alta temporada

A reunião aconteceu na sede da Prefeitura de Itatiaia – Foto: TV Penedo

 

Da redação da Rádio e TV Penedo – Duas comitivas dos setores de hotelaria e restaurantes estiveram presentes na Prefeitura de Itatiaia nesta segunda-feira (14) para apresentar os problemas que os setores tem tido com a pandemia, pedir mais flexibilização em horários de fechamento dos estabelecimentos e aumento da capacidade máxima para hoteis e pousadas.

De acordo com o decreto em vigor, da gestão do prefeito interino afastado Imberê Moreira Alves, comércios, bares e restaurantes precisam encerrar as atividades as 23h e hoteis e pousadas podem receber até 70% de sua ocupação máxima.

Além de Leandro de Oliveira, Secretário de Saúde de Saúde do município e Vaninho Rodrigues, Prefeito interino de Itatiaia, participaram da reunião representando bares e restaurantes os empresários Jeronimo Nunes de Melo (Koskenkorva), Fritz Schmid (Montanes Gourmet) e Pedro de Oliveira (Enoteca e Loazô)

O grupo de hoteis e pousadas foi representado pelo presidente do movimento Pró-Penedo Kiko Santa Rita (Hotel da Cachoeira), Flavio de Oliveira Marques (Vale dos Pássaros e Choperia Penélope) e Rosângela Acuna Abreu (Pousada Três Bacias)

“Foi bom sermos ouvidos , saber que existimos. Pelo menos nos escutaram fato que antes não acontecia. Quem não é visto não é lembrado, não é ?” disse Rosângela.

restauranteur Pedro de Oliveira saiu otimista da reunião. “A reunião foi muito produtiva. Eles se mostraram dispostos a escutar o comércio e a hotelaria e garantiram que vão tentar ajudar” declarou o proprietário dos restaurantes Enoteca e Loazô.

Para Jeronimo Nunes de Melo, do restaurante finlandês Koskenkorva, a conversa deverá trazer boas mudanças para o setor que se prepara para a alta temporada de inverno.  “Apesar do pouco tempo no cargo, o novo prefeito interino, se mostrou pró-ativo nas ações prometendo resolver os problemas urgentes da comunidade. Isso é bom.”

Segundo o secretário Pedro de Oliveira, Itatiaia está em bandeira amarela (risco baixo de contaminação para a Covid-19) e isso vai ajudar a flexibilizar ainda mais as medidas sanitárias para Penedo. “a ideia é estender um pouco mais o funcionamento do horário de fechamento dos comércios e restaurantes para que isso gere menos aglomerações nos locais e ajude na recuperação da economia dos estabelecimentos.” declarou o secretário.

Um  decreto de normas de combate a pandemia está previsto para ser divulgado na próxima quinta-feira (17) . Além de um novo horário de funcionamento do comércio, possivelmente até a meia-noite, as barreiras sanitárias deverão ser extintas e haverá um aumento na fiscalização pelas ruas de Penedo para que se evite aglomerações. Apesar do pedido dos representantes hoteleiros, não ficou definido se haverá aumento na capacidade de lotação de hoteis e pousadas.

Para o empresário Flavio Marques, o diálogo é sempre saudável mas os hoteis não podem ser esquecidos. “Deixamos claro que os hoteis são molas propulsoras do turismo e não podemos ser prejudicados com as normas de capacidade reduzida” argumentou.

Fritz Schmid, do restaurante Montannes Gourmet, se mostrou otimista com a perspectiva de mudanças, principalmente em relação as barreiras sanitárias. Para o chef suiço, os bloqueios geram esperas enormes que desestimulam a visita de clientes. “Muitos não querem encarar as filas, temem por aglomerações e desistem de entrar em Penedo.” disse Fritz.

A reunião durou cerca de três horas. Para o prefeito interino Vaninho Rodrigues o encontro foi positivo. Vaninho entende que a conversa serviu para encontrar  soluções imediatas para os atuais problemas do setor. “Foi ótimo. Acho que todos saíram confiantes em relação a tudo que tratamos”.

Fonte: Tv Penedo

Você também pode gostar:

Maricá: Saiba como usar as bicicletas compartilhadas ‘vermelhinhas’

admin

Cidade de Vassouras avança na proteção do meio ambiente e ganha 1ª Reserva Ambiental

admin

Petrópolis (RJ) recebe primeira edição de programa de capacitação da ABIH-RJ

admin

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com