ABIH-RJ – Associação de Hotéis do Rio de Janeiro
Notícias

Maricá terá selo internacional de turismo sustentável

Maricá (Foto: Evelen Gouvêa)

O município assinou carta compromisso com o Instituto de Turismo Responsable, organização internacional que administra o Biosphere Tourism, considerado o maior selo de sustentabilidade de destinos turísticos no mundo

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio terá um selo internacional para a prática do turismo. O acordo foi fechado esta semana, quando o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto, assinou em Barcelona, na Espanha, uma carta compromisso com o Instituto de Turismo Responsable, organização internacional que administra o Biosphere Tourism, considerado o maior selo de sustentabilidade de destinos turísticos no mundo. A certificação foi criada com base nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo, segundo a prefeitura da Maricá, é orientar estrategicamente o turismo para vias sustentáveis e avançar na construção de um novo modelo de desenvolvimento turístico com base nos princípios da sustentabilidade, da diversidade cultural e da responsabilidade social, definindo uma série de ações estratégicas.

O presidente da Codemar explicou que buscou uma das cidades referência em turismo sustentável no mundo, visando os novos rumos que a cidade tomará a partir do investimento de grandes empreendimentos no município.

Acabamos de assinar um protocolo no qual Maricá se compromete a buscar os objetivos sustentáveis para fazer da cidade uma referência para o Brasil e para o mundo. Maricá se apresenta como a cidade do futuro no país e estamos no caminho certo, aprendendo com que já faz isso há muito tempo”, afirmou Olavo Noleto, destacando ainda o início das operações offshore no aeroporto de Maricá

Carta compromisso de Maricá

Desenvolver meios de sensibilização e formas de cooperação entre todos os agentes na valorização cultural; promover e facilitar o intercâmbio de conhecimento e boas práticas turísticas orientadas para o fomento de um turismo responsável; promover projetos de referência que sirvam de modelo para o desenvolvimento turístico sustentável que realcem a diversidade cultural do destino; fomentar a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação como instrumento de valorização da diversidade cultural, dentre outras atuações.

Turismo sustentável

Na viagem a Barcelona, uma comitiva de Maricá visitou a área de coordenação do turismo da cidade para entender o funcionamento do sistema e a força da agenda do turismo sustentável no município. A equipe visitou também a Barcelona Ativa, uma espécie de agência de fomento e apoio ao desenvolvimento de incubadoras e start-ups, trabalho semelhante ao adotado pela Codemar.

O secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, disse que esse selo permite que Maricá participe de um seleto grupo de promoção internacional voltado para a área de sustentabilidade. “Nosso município dispõe de belezas naturais de grandes atrativos e que necessita de uma certificação internacional, já que, a partir de agora, o município vai abrigar grandes empreendimentos na área de hotelaria”, destacou.

Busca por tecnologias e desenvolvimento

A ida a Barcelona integra o circuito mundial na busca por novas tecnologias e projetos para Maricá. No último dia 15/03, a equipe esteve em Portugal para conhecer experiências bem sucedidas em tecnologia, ciência e inovação para estabelecer parceria e cooperação técnica para fortalecer e amadurecer promissores projetos previstos para o município: o Polo Tecnológico de Maricá.

Ainda esta semana, a Codemar participou, pela primeira vez, do Mipim 2022 em Cannes, na França, principal evento do mercado imobiliário do mundo. Na ocasião, a companhia apresentou o potencial turístico, social, econômico e sustentável da cidade de Maricá.

Fonte: Diario do Rio

Newsletter | Receba conteúdos por e-mail com exclusividade

* indicates required

Notícias relacionadas

Reunião técnica do PROCAP Costa Verde é realizada e gera expectativa para próxima edição do programa

admin

Regularização de serviços turísticos cresce 85% em quatro anos

admin

Fórum regional do turismo Fluminense (Baixada Verde)

admin

Leave a Comment

ABIH-RJ - Associação de Hotéis do Rio de Janeiro Deseja receber notificações com as últimas notícias e atualizações?
Dismiss
Allow Notifications