Maria Fumaça volta a Miguel Pereira (RJ)

Uma viagem pelo tempo. Turistas e moradores de Miguel Pereira terão essa experiência ao embarcarem na Maria Fumaça, a primeira do Estado do Rio de Janeiro. As viagens, com tripulantes com trajes de época, começam no dia 30 de março e contam a história do estado e da cidade do Sul Fluminense, desde a colonização.

Segundo o prefeito de Miguel Pereira, André Português, além de resgatar a cultura do município, onde há um conjunto ferroviário da RFFSA tombado como patrimônio cultural nacional, a locomotiva a vapor movimenta a economia e o turismo. A expectativa é que o equipamento transporte 950 mil passageiros por ano.

– A Maria Fumaça é mais do que uma atração turística. O trem preserva e valoriza a nossa identidade cultural. E, claro, também será fundamental para aumentar ainda mais o número de visitantes na cidade, beneficiando os setores hoteleiro e gastronômico, além do comércio local – afirmou o prefeito.

Com um trajeto de 9km, a Maria Fumaça percorrerá do centro da cidade ao distrito de Governador Portela. Nos meses seguintes, o percurso será estendido até Frontin, em Vera Cruz. Doado pela Fecomércio (Federação do Comércio do Estado), o equipamento funcionará com duas composições: duas locomotivas e três vagões para cada uma.

O município tem o terceiro melhor clima do mundo e um charme de tirar o fôlego, traz como seu cartão postal o Lago de Javary, local que remete a qualquer turista a mais bela sensação: a paz. Situada a 618 metros acima do mar, a cidade do interior tem em seus requisitos charme, belezas naturais, temperatura amena e segurança.

Para os amantes natureza, cachoeiras e lagos são os pontos preferidos. As trilhas e os esportes também são destaque na cidade, que carrega ainda muita cultura, história, pontos turísticos e um clima perfeito para bons passeios e muito descanso.

Comida caseira, hotéis, pousadas e resorts estão espalhados por todos os melhores locais do município.

Creditos: Correio da Manha

Sair da versão mobile