
Macaé se prepara para receber, no dia 14 de outubro, a 3ª Oficina Vivencial – Foco nas Cidades, promovida pelo Geoparque Aspirante Costões e Lagunas. O encontro, que será realizado no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, das 9h às 16h, reunirá moradores, empreendedores, guias turísticos, pesquisadores e representantes da sociedade civil de Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Carapebus e Quissamã. Ao todo, 80 vagas gratuitas estão disponíveis para pessoas vinculadas a qualquer um dos municípios participantes.
A oficina integra um processo participativo que pretende usar o turismo como ferramenta regenerativa, capaz de restaurar ecossistemas, valorizar tradições culturais e fortalecer a economia local. Durante o encontro, os participantes vão trocar experiências, construir propostas e fortalecer vínculos entre as comunidades e o território do Geoparque.
Macaé foi escolhida como cidade-sede desta oficina devido à sua importância ambiental, cultural e econômica na região. Além desta etapa, o Geoparque realizará outras três oficinas presenciais em cidades estratégicas: Saquarema, Campos dos Goytacazes e Cabo Frio, abrangendo municípios de todo o território do projeto. Cada evento oferece 80 vagas gratuitas e busca engajar as comunidades locais na construção de um turismo sustentável, inclusivo e regenerativo.
Créditos: O Dia


