...
Início » José Domingo Bouzon é o novo presidente da ABIH-RJ para o biênio 2024/2026

José Domingo Bouzon é o novo presidente da ABIH-RJ para o biênio 2024/2026

ABIH-RJ Tem novo Presidente

by admin
4 minutes read

 

José Domingo Bouzon propõe enfoque mais comercial

O novo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), José Domingo Bouzon, eleito em assembleia nesta segunda-feira, dia 17, para o biênio 2024/2026, começa sua gestão com um novo enfoque sobre a comercialização dos empreendimentos hoteleiros. As principais iniciativas previstas vão lançar mão de novas tecnologias para incrementar as vendas dos hotéis, bem como no apoio às prefeituras na visibilidade e promoção dos destinos turísticos.

José Domingo Bouzon pretende trazer inovações tecnológicas que agreguem valor e aumentem as vendas dos hotéis. Isso inclui novas plataformas de reservas, mais eficientes e integradas, com sistemas de gestão de propriedade (PMS), além da análise de dados para personalizar ofertas e melhorar a experiência dos hóspedes. Essas medidas visam modernizar o setor e tornar os hotéis mais competitivos no mercado atual.

Além disso, o novo presidente da ABIH-RJ está comprometido em colaborar estreitamente com as prefeituras, por meio das secretarias de turismo, para promover os destinos turísticos de maneira mais eficaz, usando intensivamente as plataformas de mídias sociais e ferramentas de marketing digital. Para isso, propõe a criação de uma cartilha com dicas importantes para a promoção do destino, abordando aspectos como hospitalidade, infraestrutura, eventos locais e marketing turístico. Bouzon também planeja ampliar os projetos que já são sucesso na entidade, como os PROHENS e os Procaps, workshops, seminários e fam tours para capacitar os profissionais do setor sobre as melhores práticas em promoção turística.

Essas ações irão fortalecer a colaboração entre a ABIH-RJ e as administrações municipais, contribuindo para o crescimento sustentável do turismo no Rio de Janeiro. “Nossa gestão terá como objetivo dar continuidade ao trabalho realizado pelo Paulo Michel e acrescentar um foco adicional, a inserção de tecnologia e o uso de novas ferramentas digitais, para gestão e divulgação dos hotéis. Vamos organizar também seminários em gestão das ferramentas das OTAS e do Google”, afirma Bouzon. Ele ressalta que o Estado do Rio de Janeiro teve uma revolução silenciosa no setor de turismo a partir de 2020 com a implementação das 12 zonas turísticas fluminenses e com a divulgação do turismo da capital e do interior de forma sistemática e continuada. “Essa divulgação e promoção do destino Rio de Janeiro abre uma janela de oportunidade de médio e longo prazo”.

José Domingo Bouzon nasceu na Espanha, em uma aldeia na Galícia chamada Salvaterra de Minho, na divisa com Portugal. É engenheiro civil formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem mestrado em Engenharia Industrial e Análise de Investimentos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui sólida experiência no segmento de hospedagem, com habilidades em negociação, planejamento estratégico, administração e estratégias de negócios. Atuou de 1986 a 2000 no mercado financeiro e em 2002 adquiriu, junto com seu pai, o antigo Hotel Castro Alves, da Hotéis Othon. E não parou mais: em 2006 comprou com outros sócios o antigo Hotel Trocadero da Hotéis Othon, transformado em Arena Copacabana Hotel. É diretor do Arena Hotéis e foi vice-presidente da ABIH-RJ.

“Agradeço a Alfredo Lopes e Paulo Michel pela parceria, com a qual continuo contando. Afinal, temos muitos desafios pela frente, como a Lei Geral do Turismo que, se entrar em vigor do jeito que está, tornará duradoura a desleal concorrência que as plataformas de locação vêm nos causando. Por isso, temos que reforçar nossa atuação como entidade, abordando políticos para mostrar o quanto nosso pleito é legítimo. Outro ponto de atenção é a questão da liberação dos jogos de azar, que poderá nos causar perdas de receita se for aprovada como está”, disse.

Ele substitui Paulo Michel, que esteve à frente da entidade nos últimos quatro anos. Nesse período, Paulo liderou a entidade em um dos momentos mais difíceis do segmento, a pandemia causada pela Covid-19. A retomada dos negócios foi uma de suas prioridades, para a qual contou com parcerias com entidades como a Setur-RJ. “Presenciamos a união dos atores do segmento turístico no sentido de recuperar empreendimentos e postos de trabalho e a Setur-RJ foi uma grande aliada nesse esforço, nossa parceira na realização de eventos como os Procaps, que percorreram diversos destinos do interior do estado em um modelo tão bem-sucedido que vem sendo replicado pelo Brasil, e os PROENHs, em parceria com a Fecomércio-RJ, que levaram palestras sobre gestão e serviço aos gestores de empreendimentos turísticos por alguns municípios indutores do turismo. Foram mais de 28 eventos, entre eles Procaps, PROENHs e roadshows, e 90 reuniões com representantes do setor e de órgãos públicos. Também registramos a chegada de 29 novos associados”. Paulo Michel, que é CEO da rede Louvre Hotéis Group Brazil, também se destacou por sua atuação em Brasília, ao lado da ABIH Nacional, em defesa da manutenção dos empreendimentos hoteleiros no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Related Articles