...
Início » Hotéis Vilarejo e Ministério do Turismo debatem o futuro da hospedagem em simpósio da ABIH-RJ, na ExpoRio Turismo

Hotéis Vilarejo e Ministério do Turismo debatem o futuro da hospedagem em simpósio da ABIH-RJ, na ExpoRio Turismo

by admin
2 minutes read

O Futuro da Hospedagem foi o principal tema debatido no simpósio da ABIH-RJ e HotéisRIO nesta quinta-feira, dia 27, durante a ExpoRio Turismo. Organizado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, o evento contou com porta-vozes nos setores público e privado, que discutiram tendências do setor.

A hotelaria do interior do estado esteve bem representada no primeiro painel – Tendências no Turismo, Perfil do Viajante e Cases de Sucesso, com a participação do jovem empresário João Mello, diretor-geral dos Hotéis Vilarejo e integrante do Conselho da Associação de Hotéis do Estado. O executivo é neto do fundador do grupo hoteleiro e hoje está à frente da gestão dos dois hotéis Vilarejo: Fazenda Vilarejo, em Conservatória, no sul do Estado do Rio, e Vilarejo Praia, em Rio das Ostras, no litoral fluminense. Ele abordou os aspectos do turismo pré e pós-pandemia de Covid-19 e as tendências do turista 4.0.

“A reclusão causada pela Covid-19 trouxe um novo turista, para quem viajar deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade. O novo modelo híbrido mudou a sazonalidade do turismo e os hotéis que praticam o marketing intencional podem captar melhor e fidelizar os clientes. Houve um aumento do turismo rodoviário, que favorece os hotéis do interior do estado e cresceu o interesse pela adoção de práticas ESG pelos hotéis. Em nossa unidade em Rio das Ostras preservamos a vegetação de restinga do local. Além disso, nossa meta no Vilarejo Praia é de lixo zero até 2026”.

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Sandro Serpa, apresentou as Tendências do Turismo 2024, onde destacou que a Inteligência Artificial começa a ser incorporada aos projetos da pasta para melhorar a experiência turística. Ele também apontou que foi observada uma tendência de os turistas buscarem maior tempo de permanência nos destinos, um movimento conhecido como slow travel, onde o viajante quer vivenciar a rotina do destino. Outros temas que estão motivando reformulações nos projetos do turismo são a consciência ambiental e a diversidade cultural.

Related Articles