Não categorizado

Força-tarefa na Ilha Grande

63744 i (1)

Prefeitura dá apoio à Enel em transporte de equipamentos e materiais para restabelecer o fornecimento de energia na localidade

Em mais um dia de trabalho na Ilha Grande, técnicos da Defesa Civil estão nesta quinta-feira, 7 de abril, na Praia de Araçatiba, para realizar vistorias: engenheiros e geólogos estão percorrendo as praias e orientando os moradores quanto aos imóveis e as localidades mais atingidas pela chuva histórica que foi registrada em Angra dos Reis nos últimos dias.Na quarta-feira, 6 de abril, a Prefeitura prestou apoio à Enel, concessionária responsável, para transportar equipamentos e materiais necessários para a atuação da companhia. A concessionária informou que cerca de 4 km da rede de energia foram atingidos por um deslizamento de terra e precisarão ser reconstruídos. Na manhã de hoje, parte da Vila do Abraão até o Saco do Céu voltou a ter energia. A expectativa é de que a luz volte ainda hoje também na Praia de Araçatiba.De acordo com o secretário executivo da Ilha Grande, a maior parte dos problemas na localidade neste momento são referentes à falta de energia elétrica. Todas as demandas da população local estão sendo mapeadas para que o serviço de engenharia da Prefeitura possa planejar e executar as intervenções.

– Estamos trabalhando dia e noite. Além de ter realizado sobrevoos para identificar as áreas mais atingidas, as equipes da Defesa Civil também estão atuando em terra. O CRAS está atendendo as famílias afetadas para que possamos dar o apoio necessário. A Vila do Abraão é um dos pontos mais populosos e que depende do turismo. Vamos trabalhar para oferecer uma resposta aos moradores – explica ele.

Localidade com maior volume de chuva já visto em Angra dos Reis, a Praia de Araçatiba está sendo vistoriada na manhã de hoje pela Defesa Civil. Ali foram registrados 890 mm em 48h, quantitativo até então nunca registrado anteriormente. Os técnicos já estiveram na Vila do Abraão, nas Praias de Palmas, Aventureiro, Enseada das Estrelas, entre outras, e hoje também estarão na Praia Vermelha.

Em reunião no gabinete de crise da Prefeitura, na quarta-feira, 6 de abril, o prefeito reforçou a necessidade de dar total atenção à Ilha Grande e cobrou mais agilidade, novamente, por parte da concessionária de energia.

– Estou pedindo à Enel que mande, independente de restabelecer o alimentador para toda a ilha, mais dois geradores para o Abraão, a exemplo do que está fazendo na Praia Vermelha. Tínhamos três geradores lá, e foi um erro a Enel ter retirado da localidade. A Enel está acionada na Justiça. O fornecimento de energia não é uma função da Prefeitura, mas não estamos lavando nossas mãos: Defesa Civil, Assistência Social, Desenvolvimento Regional, Obras e Secretaria Executiva da Ilha Grande, todos estão mobilizados, num trabalho com toda nossa equipe – afirmou ele.

Todas as demandas relatadas pelo secretário-executivo da Ilha Grande estão sendo inseridas em um cronograma, a ser repassado aos secretários das pastas envolvidas na força-tarefa do governo municipal. A ideia é que todas as localidades sejam visitadas e que os problemas específicos de cada uma delas sejam analisados e, o quanto antes, resolvidos. O objetivo é intensificar as ações que já estão sendo realizadas, de forma a atender às principais questões levantadas pelos moradores.

– Entendemos a situação da Ilha Grande e estamos com um calendário de visitas em conjunto, de todas as secretarias, para que possamos dar todo o apoio aos moradores – explica o secretário de Desenvolvimento Regional.

Fonte: Angra Rj

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo