Ícone do site Associacao de Hoteis do Estado do Rio de Janeiro ABIHRJ

Facebook terá que indenizar dona de pousada em Arraial do Cabo por conta fake

Uma decisão da 3ª Câmara de Direito Privado do Rio concedeu uma indenização de R$ 10 mil à proprietária de uma pousada em Praia Grande, Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, por danos causados pelo Facebook.

Flávia Furlanetto Oliveira, dona da pousada, criou uma conta no Instagram, @pousadadotimoneiro, para divulgar ofertas de hospedagem e tentar alavancar mais o negócio, acumulando cerca de 60 mil seguidores.

Contudo, um perfil falso, @pousadadotimoneiro_, começou a se passar pela conta oficial da pousada, induzindo seguidores a fornecerem dados pessoais e de cartões de crédito, segundo a coluna de Ancelmo Gois, via portal O Globo.

Flávia alega que o Facebooknão tomou medidas para remover a conta falsa, nem a notificou sobre a análise da denúncia, que só chegou para ela depois de um certo período após os ocorridos com os possíveis “clientes”.

Reconhecimento da negligência

A decisão judicial reconheceu a negligência da rede social em proteger a integridade da marca e dos clientes da pousada, destacando a responsabilidade da rede social pelos danos causados.

Essa sentença destaca a importância de plataformas digitais como o Facebook em proteger seus usuários contra fraudes e perfis falsos, além de reforçar a necessidade de resposta eficaz às denúncias de atividades fraudulentas, principalmente porque, nesse caso, o resultado da confusão poderia ser desastroso em relação a prejuízos financeiros e sociais.

Creditos: Sopa Cultural

Sair da versão mobile