ABIH-RJ – Associação de Hotéis do Rio de Janeiro
NotíciasTurismo

Experiências Brasil Rural: Abertas inscrições de roteiros turísticos

Começaram nesta segunda-feira (07) as inscrições de roteiros turísticos que contemplam empreendimentos de agricultura familiar para o Projeto Experiências do Brasil Rural. A iniciativa está agora na segunda edição e vai selecionar roteiros, sendo pelo menos um em cada região brasileira.

A iniciativa quer atrair o turista para vivenciar experiência no meio rural e conhecer de perto os serviços da agricultura familiar no mercado turístico do país.

Oito novos projetos serão selecionados. Em 2021 foram escolhidas 4 cadeias produtivas: queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia. Este ano os produtos principais mudaram. O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, explica que, desta vez, serão contempladas as cadeias produtivas do café, cachaça, farinha de mandioca e mel.

Em 2021, um dos roteiros escolhidos foi em Santa Catarina: Caminhos do Campo. Jairo Boing participou do projeto e afirma que a iniciativa ajudou a atrair turistas para o sítio onde mora e trabalha.

Do Sul ao Norte do país. Hortência Osaqui é a coordenadora do roteiro Rota Amazônia Atlântica e diz que o projeto a ajudou a entender o mercado de turismo e a importância da valorização da cultura local.

Se o objetivo é criar experiências turísticas memoráveis no meio rural, opções não devem faltar, já que a ideia é dar uma oportunidade ao turista de conhecer a fabricação dos produtos, o convívio com as famílias e a rotina da vida no campo.

O coordenador do projeto, professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense, Osiris Marques, explica que a pré-condição para inscrever um roteiro é que ele já exista e conte com agricultores familiares na  cadeia produtiva.

O projeto dura cerca de seis meses e os roteiros inscritos passam por uma seleção. Após essa fase são realizadas oficinas para identificar os pontos fortes e críticos de cada projeto rural. Em seguida são oferecidos cursos e capacitações, tudo on-line. E na última etapa os especialistas visitam pessoalmente o local.

E não são apenas os agricultores familiares que participam, mas também os demais componentes do roteiro como hotéis, guias turísticos, restaurantes e agências de viagens. Osiris Marques diz que o projeto transforma vidas.

A iniciativa é resultado da parceria entre os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Turismo e a Universidade Federal Fluminense, responsável pela execução das atividades.

Mais informações de como participar no site http://pesquisaturaf.uff.br/

*Com produção de Ariane Póvoa.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde (Agencia BrasiL)

Newsletter | Receba conteúdos por e-mail com exclusividade

* indicates required

Notícias relacionadas

Letreiro “Amamos Cabo Frio” é instalado na Praia do Forte

admin

Teresópolis, Cordeiro e Macuco se destacam na etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae

admin

Dia do Pescador: Paraty realizou em Ilha do Araújo a competição de canoa caiçara

admin

Leave a Comment

ABIH-RJ - Associação de Hotéis do Rio de Janeiro Deseja receber notificações com as últimas notícias e atualizações?
Dismiss
Allow Notifications