Não categorizadoNotícias

Estado do RJ já admite barrar turistas para conter a Covid-19

O secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chaves, afirmou que o governo já admite barrar a entrada de turistas a fim de conter a Covid-19.

Segundo Chaves, os indicadores da doença no RJ serão avaliados até a próxima sexta (12), quando a decisão de fechar as fronteiras para visitantes será tomada.

“Eu vejo as praias cheias de turistas. É hora de turismo aqui? É hora de samba na praia? Eu acho que não. Estamos conversando com a Vigilância Epidemiológica sobre isso. Tem vários posicionamentos a serem colocados – uns mais drásticos, outros mais leves”, disse o secretário.

Na manhã desta quarta-feira (10), 95% dos leitos de UTI da rede do Sistema Único de Saúde estavam ocupados, e 6% dos moradores da cidade do Rio já foram vacinados.

Hospital fechado

Chaves também justificou o fechamento do Hospital Eduardo Rabello, em Senador Vasconcelos, Zona Oeste do Rio. Mesmo durante a pandemia, unidade foi fechada para passar por reformas.

As justificativas foram apresentadas durante uma entrevista coletiva, manhã desta quarta-feira (10), na sede da secretaria, Centro do Rio, onde detalha a situação dos leitos para pacientes com Covid-19.

Na coletiva, ele afirmou que não voltará a a abrir os hospitais de campanha.

“Não vamos colocar paciente em container, nem reabrir hospital de campanha. Ponto. Eu não quero ser o quinto ou sexto secretário de Saúde na cadeia“.

Sobre o Hospital Eduardo Rabello, ele afirmou: “Em 2001, estava fora do Brasil e reativei 120 leitos do Eduardo Rabello. É um hospital pelo qual tenho um carinho brutal. Passei 10 anos no Ministério Público e fizemos várias ações de inspeção nessa unidade. Estamos entregando essa documentação ao Judiciário – já há ações civis públicas sobre as condições do Eduardo Rabello”

Vacinação no Rio

Nesta quarta e também na quinta-feira (11), na capital podem se vacinar os idosos com 76 anos. Na sexta (12), os idosos com 75. O sábado (13) será dia de repescagem para quem tem 75 anos ou mais.

O calendário de imunização até o fim da semana está garantido no Rio porque a prefeitura deverá receber, ainda nesta quarta, um novo lote com 56 mil doses da Coronavac.

O novo carregamento faz parte de uma remessa de mais de 261 mil vacinas que chegaram para o Governo do Estado na noite de terça (10).

Maricá, Niterói e São Gonçalo também deverão receber novas remessas nesta quarta. As vacinas estão no depósito central da Secretaria Estadual de Saúde.

As doses dos municípios do interior serão enviadas na quinta, de helicóptero.

Em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, a vacinação para idosos de 73 anos formou filas ainda de madrugada.

Mas a imunização não acompanha a velocidade de propagação do vírus. Nesta quinta, 1.070 pessoas estão internadas com coronavírus na capital. Há, em média, 30 solicitações de internação por dia.

A ocupação para leitos de Covid em hospitais públicos do Rio está em 95%, com 618 pacientes graves.

A prefeitura informou que vai abrir mais 29 leitos de Covid-19 no Hospital Evandro Freire e outros 20 Hospital Albert Schweitzer.

O Censo Hospitalar mostra que existem ainda mais 400 leitos de Covid fechados na Rede SUS do Rio – 97 são de UTI. Para abrir esses leitos, os hospitais precisam contratar mais médicos e enfermeiros.

No começo da manhã, o governador em exercício Cláudio Castro publicou um vídeo nas redes sociais. Ele disse que o Estado está preparado para o aumento de casos.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo