Não categorizadoTurismo

Estado do Rio de Janeiro tem destinos para unir todas as gerações

Há um momento na vida em que tudo que se quer é observar a natureza, admirar a arquitetura, fazer caminhadas sem pressa, mergulhar na História e na cultura de um lugar, experimentar sabores novos ou reviver os já conhecidos. Programas dignos de reunir a família e garantir diversão para todas as idades.

Com o avanço da vacinação contra Covid-19 no estado do Rio de Janeiro, o prazer de viajar está de volta e é fundamental que as regras de combate à pandemia sejam mantidas. Se você planeja reunir netos, filhos, pais e avós para um passeio tranquilo, lembre-se que pessoas idosas merecem atenção especial, pois estão mais vulneráveis aos perigos da doença. Nada impede que elas usufruam a alegria de uns dias fora de casa, desde que estejam vacinadas. As regras de ouro como lavar sempre as mãos, usar álcool gel e máscara em locais fechados ou abertos com muitas pessoas próximas continuam valendo em qualquer lugar.

Tomados os devidos cuidados, o roteiro pode começar pela região metropolitana, com uma parada para conhecer a internacionalmente famosa praia de Copacabana, com sua orla movimentada, grande faixa de areia e quiosques variados. Depois, um belo passeio de barco pela Baía de Guanabara. Há muitas ofertas do serviço, e o trajeto em geral dura duas horas. Além da beleza de mar e montanha, é possível conhecer um pouco mais da História do estado ao passar pela Ilha Fiscal, o Forte São João, os prédios da Escola Naval e da Marinha e também admirar a arquitetura contemporânea dos museus do Amanhã e de Arte Moderna (MAM), no Rio, e de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói.

Além de contemplar as maravilhas da cidade grande, é possível revisitar os tempos em que o Brasil era o maior produtor e exportador de café do mundo. O Vale do Café é a região perfeita para respirar ar puro, conhecer as fazendas históricas que guardam a memória da riqueza do Ciclo do Café, ouvir boa música e trocar dois dedos de prosa com os moradores que se orgulham e preservam as tradições locais.  É possível visitar ou se hospedar nas fazendas históricas e aprender mais sobre o Brasil no século XIX, o poder dos barões e seus “palácios rurais” e a vida das pessoas escravizadas, que tanto influenciaram a cultura fluminense.

Nos 15 municípios da região, as lições não ficam só no passado: estendem-se para o cultivo e a produção atual do café e de outros produtos, a fabricação da cachaça e a tradição da culinária caseira e dos inesquecíveis cafés coloniais, com bolos, pães, queijos e outras delícias da região.

Em Valença, algumas fazendas se destacaram, além do plantio do café, pela valorização da música e do teatro,  e uma delas abrigou a primeira escola do país a alfabetizar filhos de escravos. Na cidade está também uma das poucas fazendas que produzem aguardente em escala comercial. Não deixe de visitar o distrito de Conservatória, a “capital da seresta”.

Em Barra do Piraí, podem ser visitadas fazendas que iniciaram o povoado de São Benedito, origem da cidade. Entre as atividades atuais das antigas propriedades cafeeiras estão pecuária, reflorestamento de eucalipto e fabricação de linguiça. Nas visitas programadas, é possível provar um lanche caseiro, conhecer o artesanato local e até participar de um sarau de músicas antigas.  No centro da cidade, vários monumentos lembram a prosperidade do século XIX.

Além de visitas a cafezais, passeios a cavalo, degustação de produtos locais e uma coleção de carros antigos aguardam os turistas que visitam as fazendas históricas de Vassouras. Muitas delas têm casarões bem preservados, senzalas e até um banheiro de pedra usado pelas pessoas escravizadas. O Museu do Café é outra atração. Na cidade, a Casa da Hera, típica da região, tornou-se museu.

Em Rio das Flores, algumas fazendas têm móveis, lustres e pinturas originais. E curiosidades como um casarão com “sala das mulheres”, “sala dos homens” e uma capela de dois andares. No centro, conheça a Igreja Santa Teresa D’Ávila e o artesanato local.

Porcelanas, móveis e documentos do século XIX bem preservados também são de grande interesse nas fazendas de Paty do Alferes. Roteiros de cavalgada, o Museu da Cachaça e monumentos históricos completam as atrações da cidade, famosa pela Festa do Tomate, que em 2022 acontecerá em dois fins de semana de junho.

Em Miguel Pereira, é possível conhecer um importante acervo do período da escravidão, com certidões de alforria, louças, santos barrocos e mobiliário. Parte da história da cidade está contada no Museu do Trem.

Mendes, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Barra Mansa, Volta Redonda, Paracambi, Pinheiral, Paraíba do Sul e Rio Claro completam a região, que atrai muitos turistas também para eventos como o Festival Vale do Café, que une os vários municípios com concertos em fazendas e praças e aulas de música gratuitas.

Para que a retomada do turismo seja segura e duradoura, a Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro criou o portal Turismo Consciente RJ. Os viajantes poderão buscar os estabelecimentos com as melhores práticas durante a pandemia, as regras de chegada e permanência em cada município das 12 regiões turísticas do estado e conhecer os “10 Mandamentos para o Turismo Consciente”.

Agora é só reunir a família e fazer as malas!

Fonte: O Globo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo