Não categorizado

EMuseu do Esportes chega a Búzios na próxima terça-feira

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Lazer e do Esporte, trará na próxima terça-feira (01) o projeto do eMuseu do Esporte para visitação na Praça Dona Benedita, na Ferradura. O projeto, que é montado dentro de uma carreta, terá abertura oficial às 10h, com a presença de autoridades municipais e atletas locais. A entrada é gratuita, com visitação até o dia 7 de fevereiro, das 10h às 17h.

O eMuseu foi criado com o objetivo de celebrar a memória do esporte e seu legado em um formato inédito e colaborativo. Possui 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições e, nas cidades que visita, desafia atletas, profissionais e amadores, na prática virtual de várias modalidades esportivas, numa plataforma 3D. Entre as diversas atrações, um holograma da super atleta do basquete, Magic Paula, interage com os visitantes.

Do lado externo da carreta, a ideia é oferecer ao público a possibilidade de práticas esportivas amadoras, clínicas com atletas e ex-atletas; oficinas com cartilhas educativas de modalidades como esgrima, basquete, atletismo e vôlei; além da criação de material esportivo com reciclagem, chamando atenção também para a sustentabilidade.

O prefeito Alexandre Martins disse que o projeto do eMuseu é um grande incentivo para os adeptos aos esportes, que projetos como este são bem vindos no município.
O secretário de lazer e do Esporte, Gugu Braga, também comentou sobre o eMuseu:
“A Carreta do eMuseu é uma excelente oportunidade para que as novas gerações, em especial as crianças, conheçam fatos importantes da história do esporte nacional e sobre nossos atletas, numa experiência que une memória e tecnologia”, disse Gugu.
De acordo com o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Gutemberg Fonseca,” Búzios é mais uma cidade a ser contemplada com o projeto que é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte. Democratizar cada vez mais o acesso ao esporte e à memoria dele é um desafio que nós temos. O projeto do eMuseu do Esporte permite justamente isso, percorrendo todas as macrorregiões do estado”, disse o secretário.

O eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br) tem como parceiros as prefeituras que recebem a carreta, bem como o Comitê Olimpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Volei (CBV); Confederação Brasileira de Tenis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM), Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Fortaleza e Juventude.

O patrocínio do projeto do eMuseu do Esporte é da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do Governo do Estado. A projeção de atendimento é de 400 pessoas por dia.
Depois de Búzios, o projeto segue para Resende, Teresópolis e São Pedro da Aldeia, encerrando o tour, no final de março, no Rio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo