Notícias

Demanda por viagens para o Rio cresce quase 300% antes do Carnaval, de acordo com a Omio

Omio compartilha insights sobre as tendências e preferências de viagem durante o Carnaval no Brasil

Comemorado este ano entre 13 e 17 de fevereiro, o Carnaval é um dos momentos mais esperados do calendário brasileiro. Enquanto muitas pessoas esperam o ano inteiro para aproveitar as festividades com amigos e familiares, outras aproveitam o feriado como uma oportunidade para desacelerar e relaxar longe das multidões, revelando uma divisão nas preferências de viagem durante o período. 

De acordo com dados da Omio, a demanda por viagens, especialmente para o principal centro carnavalesco, o Rio de Janeiro, continua forte. As reservas de passagens de ônibus e avião para a cidade quase quadruplicaram (+293%) semana a semana, comparando as chegadas entre 12 e 15 de fevereiro com a semana anterior (5 a 8 de fevereiro), destacando o apelo contínuo do Rio durante o auge da folia.

Ao mesmo tempo, o Carnaval continua a desempenhar um papel significativo no impulsionamento da economia do turismo no Brasil. Em 2026, o feriado deve gerar R$ 18,6 bilhões em receita em fevereiro, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Olhando além dos destinos mais procurados, o relatório anual NowNext, da plataforma multimodal de viagens Omio, mostra que o comportamento dos viajantes durante o Carnaval e outros períodos de alta demanda está cada vez mais polarizado. Embora as grandes cidades continuem no topo da lista de desejos dos viajantes (21%), uma parcela igual de brasileiros (21%) também expressa interesse em visitar destinos menos conhecidos. Essa preferência é motivada principalmente por preços mais baixos (48%), menor lotação (34%) e pela busca por experiências mais autênticas ou locais (30%). Ao considerar seus planos de viagem para este ano, 30% dos brasileiros também afirmam preferir destinos menos movimentados ou alternativos por motivos de sustentabilidade. 

Para ajudar aqueles que ainda estão indecisos sobre como passar suas férias, a Omio compilou uma lista de dicas importantes para que os brasileiros aproveitem ao máximo seu tempo livre.

Para quem quer festa, o planejamento faz diferença

Considerando a dimensão do Brasil e a diversidade de destinos procurados durante o Carnaval, as opções são muitas. Entre as cidades mais disputadas estão Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Olinda, conhecidas por suas tradições e programação intensa.

“O Brasil tem uma cultura extremamente diversa, e cada uma dessas cidades oferece uma experiência única de Carnaval. Como são destinos muito procurados, o ideal é garantir transporte e hospedagem com antecedência para conseguir melhores preços e disponibilidade”, afirma Vitor Lalor, Diretor Geral da Omio no Brasil.

Para quem deixou os planos para a última hora e ainda deseja aproveitar o Carnaval nos principais polos, a recomendação é reservar o transporte o quanto antes e considerar opções de hospedagem mais simples, como hostels. Ainda assim, a pesquisa da Omio indica que 35% dos brasileiros preferem planejar suas viagens com mais antecedência e cuidado, enquanto 28% optam por viajar fora de temporada para reduzir custos.

Destinos mais tranquilos para descansar

“Além dos destinos tradicionais, muitos brasileiros têm buscado cidades alternativas durante o Carnaval e outros períodos de alta demanda, especialmente aqueles que procuram mais tranquilidade. As viagens de curta distância têm se destacado como uma das principais escolhas”, explica Lalor.

Embora seja considerado um feriado facultativo, o Carnaval costuma ser usado como oportunidade para uma pausa na rotina. Com agendas de trabalho mais flexíveis nesse período, as viagens curtas ganham força, permitindo retornos mais rápidos e evitando longos deslocamentos e congestionamentos.

Nesse contexto, a recomendação é sair mais cedo para escapar do trânsito nas principais rodovias, planejar bem o roteiro para aproveitar os poucos dias disponíveis e priorizar destinos próximos, com opções flexíveis de transporte.

Viagens rápidas de um ou dois dias

As viagens curtas impulsionam o turismo regional — especialmente o rodoviário — e beneficiam o setor hoteleiro e os negócios locais. Entre os destinos menos óbvios escolhidos para o Carnaval estão Campos do Jordão e Holambra (SP), além de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo (RJ).

Essa preferência por alternativas fora do circuito tradicional está diretamente ligada ao tipo de experiência que os viajantes buscam. De acordo com o relatório da Omio, os brasileiros priorizam descanso ou praia (47%), natureza e atividades ao ar livre (37%) e experiências culturais e artísticas (21%).

“De forma geral, os brasileiros estão cada vez mais escolhendo viagens que respeitam o próprio ritmo, seja evitando multidões ou fazendo uma escapada rápida perto de casa,  desde que consigam aproveitar o tão esperado descanso do Carnaval”, conclui Lalor.

Sobre a Omio

Fundado em 2013, o Omio Group ajuda viajantes a descobrir novas formas de viajar. Por meio de suas plataformas Omio e Rome2Rio, o grupo é líder global em buscas, comparações e reservas de viagens multimodais, integrando trens, ônibus, voos e balsas. A Omio também oferece soluções B2B para OTAs e provedores de mobilidade. Presente na Europa, nos Estados Unidos, no Canadá, no Sudeste Asiático e no Brasil, a empresa vende mais de 80 mil passagens por dia, conta com mais de 430 colaboradores de mais de 50 nacionalidades e mantém escritórios em Berlim, Praga, Melbourne, Bangalore e Singapura.

Mais informações: omio.com.br

Baixe o aplicativo na Google Play Store e App Store

Informações para a Imprensa: omio@sherlockcomms.com 

Marília Silva

Jornalista especializada em turismo, hotelaria e economia do setor. Minha atuação é voltada para produzir informações confiáveis e atualizadas que fortalecem e contribuem para a divulgação de destinos turísticos e ações que reforçam a relevância da hotelaria e turismo no cenário nacional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo