ABIH-RJ – Associação de Hotéis do Rio de Janeiro
Notícias

Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo aprova instalação de escritório regional no Brasil

O Brasil foi confirmado oficialmente, nesta sexta-feira (03.12), em Madrid, na Espanha, como sede de um dos escritórios regionais da Organização Mundial do Turismo (OMT) no mundo. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, após a 114ª Reunião do Conselho Executivo. A decisão ocorre um dia depois de o ministro Gilson Machado Neto discursar em Assembleia Geral e defender a instalação no Brasil. O objetivo é que o escritório seja inaugurado em meados de 2022.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que esteve em Madrid nesta semana para articulação dos detalhes finais do acordo, comemorou o resultado e destacou o potencial do Brasil. “Essa é uma vitória do povo brasileiro, que encontrou no governo do presidente Bolsonaro um forte apoio ao turismo e à valorização no nosso país como nação”, disse. “Não tenho dúvidas de que com essa decisão ganham todos os países da região e, especialmente, ganha a OMT, que contará, nos próximos meses e anos com mais três Escritórios Regionais”, afirmou o ministro.

Além deste escritório, o Conselho da OMT também analisou a instalação de outros dois, um na Argentina e outro no Marrocos. As negociações para a instalação de um escritório regional da OMT no Brasil acontecem desde 2020. Este será a primeira sede da entidade nas Américas e terá a função de alinhar medidas para fortalecer o setor e divulgar não apenas o Brasil, mas todos os países da região.

De acordo com Machado Neto, a abertura do escritório no Brasil permitirá que a OMT seja mais efetiva e presente na região, promovendo ações para todo o continente. “Nossa região tem uma variedade de possibilidades, é rica em cultura antiga e moderna e tem uma natureza maravilhosa e exuberante para oferecer aos turistas de todo o mundo.  O turismo de natureza e o ecoturismo têm um futuro brilhante, como todos sabemos”, explicou.

A Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo ocorre a cada dois anos e é responsável por aprovar o orçamento, o programa de trabalho e debater assuntos de fundamental importância para o setor de turismo. Já o Conselho Executivo da OMT, do qual o Brasil é membro eleito com mandato de 2021 a 2025, é responsável por implementar as decisões e as recomendações da Assembleia Geral. A Assembleia Geral da OMT também aprovou temas como o Código Internacional de Proteção do Turista.

Por Rafael Brais / Agencia Brasil

Newsletter | Receba conteúdos por e-mail com exclusividade

* indicates required

Notícias relacionadas

Encontro Internacional de Motociclistas: Trânsito sofrerá alterações a partir dessa quinta-feira em Penedo

admin

Projeto “Verão #tônoRio” chegou em Macaé nesta quinta (3)

admin

Arraiá Solidário continua neste fim de semana em Búzios

admin

Leave a Comment

ABIH-RJ - Associação de Hotéis do Rio de Janeiro Deseja receber notificações com as últimas notícias e atualizações?
Dismiss
Allow Notifications