Não categorizado

Conheça as lindas fazendas no Vale do Café que servem de cenário real para a novela da Globo

Há uma semana no ar, “Nos tempos do Imperador” vem encantando com belas imagens e cenas de tirar o fôlego. Logo nos primeiros capítulos, os personagens principais apareceram em suntuosas residências, em meio a fazendas que parecem ter sido feitas sob medida para a novela das seis. Para quem ficou encantado com os cenários, aí vai uma boa notícia: as casas de Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes), Pilar (Gabriela Medvedovski) e Tonico (Alexandre Nero) existem de verdade e ficam no Rio, e não na Bahia, como na trama, e podem ser visitadas.

— O Rio tem esse histórico de produção de café que podemos resgatar para fazer uma novela de época. As fazendas ficam no Vale do Café. Usamos tanto a casa grande quanto as senzalas, que foram preservadas — explica o diretor artístico da novela, Vinícius Coimbra.

Luta dos negros até os dias atuais: Protagonista de ‘Nos tempos do Imperador’, Michel Gomes conta que é parado por andar de motocicleta em bairro onde vive

As fazendas que servem de residência para os três personagens ficam em Barra do Piraí e Rio das Flores, no Vale do Café, como é conhecido o Vale do Rio Paraíba, no Sul fluminense.

— Às vezes, não é tão perceptível na tela, mas sempre há um desgaste na roupa, uma sujeira, o cenário tem uma infiltração, nunca é uma pintura perfeita. A gente procurou ser muito fiel à época — afirma Coimbra.

 

No cortejo do pai de Luísa (Mariana Ximenes), escravos cantam enquanto levam o caixão em
No cortejo do pai de Luísa (Mariana Ximenes), escravos cantam enquanto levam o caixão em “Nos tempos do Imperador” Foto: divulgação

Fazenda Paraízo

Com um casarão de mais de 2.200 metros quadrados e uma fileira de palmeiras imperiais logo na entrada, a Fazenda Paraízo é a residência da Condessa de Barral na novela e, na vida real, fica em Rio das Flores. A casa foi construída pelo Visconde de Rio Preto entre 1845 e 1853. Preservado, o local têm em seus dois andares 58 cômodos e 99 janelas e é dividido em quatro alas, das quais três permanecem abertas à visitação. A exceção é a ala íntima, com dez quartos e um banheiro, que abriga a família de proprietários atuais.

O casarão foi o primeiro do Brasil a ter iluminação a gás de carbureto e ainda tem outros equipamentos e objetos considerados um avanço naqueles tempos. As cenas nas locações do Vale do Café foram gravadas antes da pandemia, por duas semanas.

— No primeiro capítulo, por exemplo, a cena do enterro do pai da Condessa tem figurantes da região. Contratamos pessoas que moravam lá, e eles trabalharam muito empolgados e emocionados. Traz uma energia muito interessante à novela — lembra o diretor artístico.

 

Com arquitetura típica do período colonial do Vale do Café, a casa do vilão Tonico (Alexandre Nero) é a Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, que hoje funciona como pousada
Com arquitetura típica do período colonial do Vale do Café, a casa do vilão Tonico (Alexandre Nero) é a Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, que hoje funciona como pousada Foto: divulgação

Fazenda Ponte Alta

Com arquitetura típica do período colonial do Vale do Café, a casa do vilão Tonico (Alexandre Nero) é a Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, que hoje funciona como pousada. Ela foi fundada no início do século 19 e pertencia ao Barão de Mambucaba. Em 1855, o Barão da Guanabara comprou a fazenda e ergueu o moinho e o aqueduto, e o local viveu seu apogeu. Mais tarde, o ex-presidente Getúlio Vargas foi um dos frequentadores de lá, onde comemorou os seus últimos cinco aniversários.

Apesar da conservação do local, o diretor artístico da novela conta que a equipe mexe nos cenários para dar mais veracidade à trama, como pintar portas e janelas.

— Normalmente, essas fazendas são preservadas, então tem aquela janela pintadinha com a cor bem viva, e eu sempre peço para a minha turma ir mudando e deixando a pintura mais esmaecida — afirma Coimbra, que conta ainda outros detalhes que são modificados pela sua equipe: — Todos os elementos modernos, temos que tirar ou cobrir, como antenas parabólicas ou postes de luz.

 

Pilar (Gabriela Medvedovski) em
Pilar (Gabriela Medvedovski) em “Nos tempos do Imperador” Foto: divulgação

Fazenda São João da Prosperidade

Com um pouco menos de requinte do que as casas de Tonico e Luísa, a moradia de Eudoro (José Dumont) e suas filhas Pilar e Dolores (Júlia Freitas/Daphne Bozaski) fica na Fazenda São João da Prosperidade, em Barra do Piraí. O local tem uma visita guiada para o público. Com telhas feitas à mão, o casarão possui 15 quartos, seis salões, um pátio interno, cozinha e terreiro de café, cercados de algumas construções.

Amigas na vida real: Três protagonistas da série ‘As Five’ falam sobre reencontro em cena em ‘Nos tempos do Imperador’: ‘Intimidade’

A maioria das ces cenas no local também foram gravadas antes da pandemia de coronavírus. Com os cuidados redobrados, o diretor artístico da novela detalha a rotina atual da equipe e dos atores na produção.

— Existe um percentual que procuramos manter para conseguir produzir a novela. Fazemos 60% das cenas no estúdio, de 20 a 30% na cidade cenográfica e o restante fora, normalmente nas fazendas, como as cenas de carruagem, de cavalgada e de campo — diz Coimbra, que entrega outro local em que a equipe costuma gravar, duas vezes por semana: — Quando temos que gravar externas, geralmente também vamos para a região de Guaratiba.

Fonte: Extra /

Créditos da Imagem: Extra / Globo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo