Não categorizado

Comemoração dos 51 anos do Planetário do Rio

Reprodução: Prefeitura.rio

Na próxima sexta feira, dia 19 de novembro, teremos no Planetário as comemorações de aniversário dos 51 anos da instituição.

As comemorações seguirão o dia inteiro de sexta, sábado e domingo dia 21. Com início às 10h com o lançamento da AMAPLANETARIO, Associação dos Mantenedores e Amigos do Planetário. Teremos a presença de diversas personalidades como o Reitor da PUC Padre Josafá de Siqueira que abençoará o Planetário e a Associação, homenagearemos dentre outros Arnaldo Niskier ex secretário de Educação criador do Planetário em 1070, os irmãos Menescal arquitetos do Planetário, Dra. Margareth Dalcolmo, e três astrônomos pioneiros. Haverá bolo e brunch de aniversário. às 15:00h teremos uma seção especial na cúpula Carl Sagan para os convidados do HotéisRIO.

Teremos uma sessão de cúpula especial para a ABIH às 15:00h. Neste dia, as comemorações começam com as bênçãos do Padre Josafá de Siqueira, reitor da PUC, e a presença de diversas autoridades, seguidas pelas homenagens aos pioneiros que contribuíram na construção do Planetário; a entrega de comendas para 22 professores da Secretaria Municipal de Educação, o lançamento do Endowment, Fundo Patrimonial Filantrópico da Instituição e, fechando esta cerimônia solene, teremos uma celebração com bolo de aniversário e mais atividades durante todo o dia.

Se o jubileu não pôde ser comemorado com a merecida festa no ano passado, devido às restrições impostas pela Covid-19, em 2021 teremos três dias com dezenas de ações especiais, no fim de semana de 19, 20 e 21 de novembro. Nos dias 20 e 21, as festividades seguem com debates, painéis, foodpark, feira literária, contação de histórias, oficina de drones, baile charme e o aguardado retorno da “Observação do Céu”, programação interrompida durante a pandemia.

Especialmente no domingo, dia 21 de novembro, teremos ações relacionadas ao jardins do Planetário incluindo o rio Rainha que passa em forma de S nos jardins, ao lado da Rua Marquês de São Vicente.
O evento será um marco para apresentar a proposta da nova gestão, denominada “Experiência Planeta.Rio”, inspirada na “Experiência Disney”, e por ter o “PlanetáRio” o DNA da cidade no próprio nome. Serão mais de 40 atividades durante os três dias com a participação de diversas Secretarias Municipais, sociedade civil e a sociedade acadêmica.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo