Notícias

Carnaval da Alegria 2026 movimenta R$ 70 milhões em Macaé com 97% de ocupação hoteleira

A Prefeitura de Macaé realizou o Carnaval da Alegria 2026 entre 13 de fevereiro e 1º de março, com atrações nacionais e locais, blocos, trios elétricos, o tradicional cortejo dos bois e o retorno das escolas de samba. Entre os destaques estiveram o Bloco Mulheres de Chico, Monobloco e Durval Lelys com trio elétrico.

Hotelaria a 97% de ocupação

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, a rede hoteleira de Macaé registrou 97% de ocupação durante o feriadão de Carnaval. A cidade recebeu 52 ônibus de turismo com origem em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, demonstrando alcance regional do evento.

A estimativa de movimentação econômica nos cinco dias de carnaval foi de aproximadamente R$ 70 milhões, consolidando o destino como referência da Região Norte Fluminense para o turismo de Carnaval. O resultado contradiz a percepção tradicional de que apenas o Rio e a Região dos Lagos capturariam o público do período.

Macaé entre os melhores destinos do RJ

Macaé tem repetido bons indicadores ao longo de 2026 — foi a primeira cidade do estado em ocupação no feriado de Corpus Christi (72,50%). Para hotéis associados à ABIH-RJ, a diversificação do calendário com Carnaval da Alegria amplia a média anual de ocupação.

Fonte oficial: Prefeitura Municipal de Macaé.

Marília Silva

Jornalista especializada em turismo, hotelaria e economia do setor. Minha atuação é voltada para produzir informações confiáveis e atualizadas que fortalecem e contribuem para a divulgação de destinos turísticos e ações que reforçam a relevância da hotelaria e turismo no cenário nacional.

Artigos relacionados