Não categorizado

Cabo Frio (RJ) recebe oficinas do projeto “Brasil, essa é a nossa praia” do MTur

27-07-22 PRAIA DO PERÓ – CABO FRIO RJ – CRÉDITO CARLOS ERBS JR – MTUR DESTINOS.png
A cidade de Cabo Frio (RJ) recebe comitiva do MTur até a próxima sexta-feira (29.07). Crédito: Carlos Erbs Jr./MTur

Cabo Frio (RJ) é palco nesta semana de oficinas online e presenciais do projeto “Brasil, essa é a nossa praia”, do Ministério do Turismo. Os encontros, que reúnem representantes do MTur, da Prefeitura Municipal, do setor privado e da sociedade civil, entre outros, integram o processo de construção colaborativa do Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla local. (Acompanhe as oficinas AQUI)

Os trabalhos, que seguem até sexta-feira (29.07) e incluem a realização de visitas de campo, avaliam necessidades e potenciais de áreas como as praias do Forte, Peró e Tamoios, além do Canal Itajuru. O projeto, realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), orienta a adoção de ações de gestão responsável, incentivando boas práticas de sustentabilidade.

O processo colaborativo de construção do PGI da orla de Cabo Frio ainda será o assunto de novas etapas de oficinas do tipo promovidas na cidade. Os próximos encontros estão marcados para o período de 21 a 23 de setembro deste ano. Os trabalhos devem culminar com a promoção de uma audiência pública a respeito do projeto no município, no dia 12 de dezembro de 2022.

O projeto “Brasil, essa é a nossa praia” do Ministério do Turismo apoia 10 cidades do país na elaboração dos planos de gestão integrada do Projeto Orla. Além de Cabo Frio, a iniciativa envolve, ainda, Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ), Cruz (CE), Barreirinhas (MA), São Sebastião (SP), Imbé (RS), Salvador (BA), Natal (RN) e Vila Velha (ES).

PROJETO ORLA – Coordenado pelos ministérios do Turismo, da Economia, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional, o Projeto Orla busca contribuir para a aplicação de diretrizes de disciplinamento de uso e ocupação de orlas. Os PGI englobam ações que visam a mitigar danos ambientais e promover o desenvolvimento sustentável.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Categoria
Viagens e Turismo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo