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Braztoa já constata alta nas vendas para festas de fim de ano e Carnaval 2022

Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa

A edição mais recente do Boletim Mensal da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) constatou que até outubro, o Réveillon foi responsável por 14% das vendas, seguido pelo carnaval (8%) e do Natal (6%). Já as viagens fora do período sazonal representaram 30% das comercializações

No quesito perfis mais buscados para o Réveillon, os destaques são Sol e Mar (26%), Luxo (19%) e Resorts (15%), principalmente para roteiros completos, com aéreo e terrestre (26%). Já as cidades mais vendidas são Rio de Janeiro e Dubai.

De olho no carnaval, os foliões buscam sol e mar (26%) e o Luxo (23%) em experiências completas (25%), de preferência em Salvador. No terceiro lugar desse ranking, os planos para o Natal visam o luxo (23%), montanhas e campo (20%) e os Resorts (18%).

Já no Natal, o Luxo (23%), Viagens de para Montanhas e Campo (20%), e os Resorts (18%) figuram entre as experiências mais buscadas. Neste recorte os roteiros completos ficaram em alta, com 25% das compras com Gramado figurando no topo das buscas.

Os Cruzeiros Marítimos, formato que tem 90% de suas vendas feitas por agências e operadoras, representaram 15% das vendas para o Carnaval, 12% para o Réveillon e 11% para o Natal. É válido destacar que para os feriados que ocorreram ao longo de 2021, os principais produtos vendidos foram o transporte terrestre (21%), locação de automóveis (20%) e experiência completa com aéreo + terrestre (16%).

Recuperação

O mercado nacional segue liderando as vendas, principalmente com destinos como Gramado, Natal, Salvador, Fortaleza, Maceió e Rio de Janeiro. É possível ainda notar uma crescente na busca de Bonito, Jalapão e São Luís. Em termos de faturamento, o Boletim Mensal da Braztoa mostrou que 21% das operadoras superaram o montante da média histórica e 31% já ultrapassaram o patamar dos 50% desse índice, enquanto 48% ainda não alcançaram 50% do faturamento pré-pandemia.

Boletim Mensal da Braztoa mostrou que 21% das operadoras superaram o montante da média histórica e 31% já ultrapassaram o patamar dos 50% desse índice, enquanto 48% ainda não alcançaram 50% do faturamento pré-pandemia.

Os indicativos apontam ainda que pela primeira vez desde o início da realização do Boletim Mensal Braztoa, todas as operadoras relataram vendas para destinos internacionais. O mês de outubro foi responsável por 73% dos embarques de novas vendas para destinos nacionais e 72% dos embarques internacionais também vindos de novas aquisições.

Segundo 89% dos operadores, o ticket médio das viagens nacionais se manteve ou aumentou, enquanto no internacional, esse índice se manteve para 27% das operadoras, e aumentou em até 50% para 54% das empresas. Houve uma mudança comportamental em relação às viagens internacionais, pois um quarto das vendas foram para embarque no próprio mês e 63% terão embarques ainda em 2021. Outros 30% foram para o 1º semestre 2022 e apenas 6% das viagens contam com planejamento a longo prazo e se realizarão no 2º semestre do próximo ano ou depois.

Segundo 89% dos operadores, o ticket médio das viagens nacionais se manteve ou aumentou, enquanto no internacional, esse índice se manteve para 27% das operadoras, e aumentou em até 50% para 54% das empresas

“Os valores são frutos da flutuação da oferta e demanda, de forma geral, mas há outros fatores como inflação e câmbio, por exemplo, que afetam diretamente os preços. No nacional, o peso do aéreo na composição da viagem é maior e puxa esse ticket para cima, já no internacional, o câmbio e as vendas para grupos acima de 10 pax representando 25% das comercializações formam fatores determinantes nesse resultado”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.

 

 

 

Fonte: mercadoeeventos

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