
Barra do Piraí recebeu neste sábado (13) a Feira do Produtor Rural do Vale do Café, evento que destacou a importância do agronegócio, a tradição histórica e a produção artesanal da região. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), em parceria com o Posto Xalé, a Prefeitura de Barra do Piraí e os produtores rurais do Vale do Café.
Além da feira, o evento marcou a inauguração do Centro de Vivências Vale do Café e do Empório de Produtos Rurais, que passam a funcionar como uma vitrine permanente dos produtos e das rotas turísticas da região. Na mesma ocasião, também foram entregues os kits do Turismo Rural, destinados a fortalecer as atividades dos produtores e promover o turismo na região.
O Centro de Vivências Vale do Café foi criado como um espaço estratégico de apoio ao turismo rural, reunindo informações sobre as rotas do café, do queijo e da cachaça, além das fazendas históricas e dos principais atrativos do Vale do Café, contribuindo para o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) e para a ampliação da visibilidade dos produtores.
Clique aqui para fazer parte da comunidade do Diário do Vale no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal do Diário do Vale no WhatsApp
O assessor especial da Setur e coordenador das ações turísticas no Vale do Café, Wanderson Farias, destacou a importância dos produtores para o sucesso do APL e da rota turística da região.
“Este é um dia de agradecer a todos os produtores da nossa rota turística do Vale do Café e do nosso Arranjo Produtivo Local. Graças a eles e às nossas parcerias, estamos conseguindo avançar de forma histórica no setor”, disse Wanderson, que saudou cada um dos produtores presentes.
O presidente do Sicomércio de Barra do Piraí, Jorge Guilherme Aiex, falou sobre a honra de participar desse projeto, destacando a importância do turismo para o comércio.
“É uma honra fazer parte desse projeto. Temos participado, ao longo deste ano, de todo o trabalho realizado no Vale do Café. O turismo é muito importante para o desenvolvimento e o fortalecimento do comércio, sendo esse um dos nossos objetivos.”
A Feira do Produtor Rural do Vale do Café tem como objetivo apoiar os produtores de café, cachaça, queijo e doce integrantes do APL e do Turismo Rural da Setur, promovendo a valorização e a comercialização dos produtos regionais.
O evento contou com a parceria do Governo do Estado, por meio da Setur e da Secretaria de Agricultura, com apoio da Pesagro, Sebrae, Sicomércio de Barra do Piraí, CSN, da Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e do Posto Xalé, anfitrião da ação.
Com muita emoção e honra, a prefeita Katia Miki parabenizou os produtores rurais e os parceiros responsáveis pelo desenvolvimento da rota turística do Vale do Café. Segundo ela, é um orgulho para o município estar inserido nesse projeto.
“Quero parabenizar todos vocês que empreendem aqui e acreditam na nossa cidade. Reafirmo que a Prefeitura está à disposição para manter essa parceria, que ainda vai render muitos frutos para o crescimento de Barra do Piraí. Esse time que está aqui, Gustavo, Wanderson, Tadeu, Paola, Jorge e todos os demais, é essencial para o desenvolvimento da nossa cidade e da nossa região. Nada se constrói sozinho. Como prefeita, não chego a lugar algum sem esse grupo e sem o apoio das instituições parceiras. É com união e trabalho conjunto que seguimos avançando. O Vale do Café está se tornando uma referência, e é um grande orgulho para Barra do Piraí fazer parte desse grande projeto de desenvolvimento”, declarou Katia.
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou o ano histórico do turismo do Rio de Janeiro e, aliado a isso, o avanço do setor no Vale do Café.
“Este é um ano histórico para o turismo do nosso estado. Vamos ultrapassar a marca de dois milhões de turistas internacionais no Rio de Janeiro, algo que nem na época da Copa do Mundo e das Olimpíadas. E a determinação do governador é clara: fazer esse turista transbordar da capital para o interior. O Vale do Café tem se destacado como o principal destino desse movimento, muito em função das rotas gastronômicas e dos produtos rurais que estamos desenvolvendo. Fico muito feliz em encerrar o ano com resultados tão positivos, celebrando mais um evento dos produtores rurais e inaugurando este grande espaço de vivências do Vale do Café. Viva o Vale do Café. Viva o turismo!”, afirmou Gustavo Tutuca.
Creditos: DIario do Vale



