ABIH-RJ – Associação de Hotéis do Rio de Janeiro
Notícias

ABIH-RJ participa de reunião na ALERJ sobre inclusão digital pelo 5G em nosso Estado, confira

whatsapp image 2022 05 09 at 15.54.08

TÉCNOLOGIA 5G:

A ABIH-RJ a convite da ALERJ, esteve presente no Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado que aconteceu na manhã desta segunda-feira (09). Em relação a pauta do evento, foi debatida a inclusão digital pelo 5G em nosso Estado. O Fórum, foi mais uma ferramenta para expor e acelerar a implementação desta tecnologia.

Estiveram presentes o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Sr. Igor Calvet, o CEO da Nokia do Brasil, Sr. Ailton Santos, integrantes do consórcio que está disponibilizando o projeto para o Brasil e em especial para o nosso Estado, dentre outros participantes, como os representantes de alguns municípios do interior do Estado. O prefeito de Rio das Flores, Vicente Guedes, compôs a mesa representando os prefeitos do estado e o deputado André Ceciliano a presidiu.

Foi exposto para os presentes que a tecnologia 5G é muito mais do que velocidade, é uma tecnologia que mudará não só as indústrias, mas também a sociedade através, por exemplo, da segurança pública, dentre outras. A tecnologia 5G traz uma infraestrutura de conectividade de estrutura urbana. O mundo tende de evoluir mais rapidamente com ela e o segmento da hotelaria não pode deixar de estar atualizado em relação a nova tecnologia.

O projeto conta como fator principal, a tecnologia 5G serem instaladas em postes de iluminação pública, gerando inúmeras oportunidades, para todo ordenamento urbano. Assim, os postes serão utilizados como emissores de sinal e monitoramento e não só de iluminação. Serão gerados parques de iluminação com essa tecnologia.

A fase atual, é de elaboração ou atualização das leis municipais, em referência ao solo e aos postes de iluminação, para que tenham a oportunidade de saírem na frente para o edital e consequentemente terem a possibilidade do aporte financeiro para dar início na implementação da nova tecnologia e seus benefícios.

Além dos subsídios do Estado (hoje em 2 bilhões de reais no fundo garantidor), a nova tecnologia é autossustentável e o governo só precisará dar início, para que a iniciativa privada compre a ideia.

OBS. Oportunidades: Compromissos de abrangência em 5G para o Rio de Janeiro:
. Todos os 92 municípios receberão 5G até 2029;
. 53 trechos de BRs, 225km de rodovias que receberão 4G;
. 134 localidades com total de 307 k habitantes que vão receber o 4G
. Item 9.1.5 do edital 5G tem possibilidade de priorizar escolha de cidades com leis atualizadas.

* Tão logo a ALERJ publique em seu canal, o vídeo do Fórum de hoje, republicaremos aqui, para que todos tenham acesso a esse projeto, tão importante para o nosso Estado. *

Em breve mais informações!

At.te.
Equipe ABIH-RJ

Newsletter | Receba conteúdos por e-mail com exclusividade

* indicates required

Notícias relacionadas

Petrópolis (RJ) celebra o Natal e faz festival gastronômico em dezembro

admin

Hoteleiros se reúnem com comissão de turismo na câmara dos vereadores de Búzios

admin

Cabo Frio sedia 1ª etapa do Circuito Va’a Costa do Sol no fim de semana

admin

Leave a Comment

ABIH-RJ - Associação de Hotéis do Rio de Janeiro Deseja receber notificações com as últimas notícias e atualizações?
Dismiss
Allow Notifications