Notícias

ABIH aposta no novo Fungetur para enfrentar ‘concorrência desleal’ do Airbnb

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

 

“Chega de concorrência desleal”. Com essas palavras o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, deu início nesta quarta-feira (17) a uma reunião virtual com o deputado federal Otávio Leite e secretários de Turismo estaduais e municipais.

“Os aplicativos são nossos maiores concorrentes hoje e queremos deixar claro que não somos contra a tecnologia, mas queremos regulamentação justa, poder igualitário. Pagamos IPTU comercial e eles, residencial. Geramos milhares de empregos, e eles? Nós temos responsabilidade. Se uma família chega com crianças, precisa provar o parentesco. Ou seja, nosso trabalho é diferenciado em todos os termos”, ressaltou Linhares.

Para mudar a situação atual, a ABIH Nacional aposta na aprovação do Projeto de Lei 2380/21, que já foi colocado na pauta para ser votado, criando o novo Fundo Geral do Turismo (Fungetur). O PL prevê uma cobrança para plataformas de aluguel de temporada, incluindo o Airbnb. Do montante arrecadado, 60% iria para o município, 20% para o estado (em apoio ao turismo) e os outros 20% para o Fungetur.

“O país precisa tomar uma decisão sobre as plataformas digitais, desde que o aluguel esteja configurado com finalidade turística. Ninguém quer cercear as pessoas, mas é preciso um tratamento adequado. Portugal, por exemplo, já adotou cadastro e arrecadação. Esse é um debate que está sendo travado na arena política do Congresso Nacional”, explicou Otávio Leite.

Fabrício Amaral, vice-presidente do Fornatur, se colocou à disposição para lutar pela causa, assim como o presidente da Anseditur, Ângelo Sanches. “Todos nós apoiamos essa luta. Sabemos da importância do setor hoteleiro e precisamos valorizá-lo. É preciso sim criar leis para que todos possam ter igualdade nas arrecadações”, ressaltou Sanches.

 

 

 

Fonte: mercadoeeventos

Você também pode gostar:

RJ adere às campanhas da ONU para zerar emissão de poluentes até 2050

admin

Rio de Janeiro promove Fórum Regional de turismo no Vale do Café

admin

Fórum Regional do Turismo Fluminense é realizado nesta quarta-feira, confira:

admin

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com