Ícone do site Associacao de Hoteis do Estado do Rio de Janeiro ABIHRJ

Trabalho de 11 meses de pesquisa é apresentado pela Fapur/UFRRJ na reunião do Plano Diretor de Turismo de Petrópolis

A reunião, que faz parte da sétima etapa de desenvolvimento do plano, foi realizada nesta terça-feira no auditório da Cervejaria Bohemia

Técnicos da Fapur, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFFRJ, apresentaram nesta terça-feira, a pesquisa feita ao longo dos últimos 11 meses e que vai nortear o trabalho de elaboração participativa de diretrizes e bases para o Plano Diretor do Turismo de Petrópolis.

Estiveram presentes a secretária de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon, a diretora de Turismo e Eventos, Evany Noel, além de outros representantes da Secretaria de Turismo de Petrópolis; membros do Comtur, o Conselho Municipal de Turismo; do trade turístico; da imprensa e diversas instituições ligadas ao setor na cidade.

A apresentação do trabalho desenvolvido pela Fapur, fase 7 de 10, foi dividido em duas partes. Pela manhã, os presentes tiveram acesso às informações referentes ao inventário da oferta turística, o diagnóstico quantitativo e qualitativo da demanda turística potencial, o perfil do turista que visita à cidade, a estimativa da importância do setor para a economia, em geração de empregos, além do diagnóstico situacional.

“O estudo vai nortear o planejamento, a gestão e captação de investimento para o turismo ao longo dos próximos anos. Um estudo complexo e importantíssimo para esta que é uma das nossas principais vocações”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Na parte da tarde, os presentes foram divididos em 6 diferentes grupos, formados por pessoas de diferentes setores ligados ao turismo. Com base nas informações apresentadas eles responderam ao questionário “Perfil da Demanda Desajada”. Em um segundo momento, puderam apontar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.

“Foi uma ação super positiva, assim como toda reunião. As políticas públicas de turismo têm que ser construídas ouvindo quem de fato trabalha na área. Esse diálogo é fundamental para que possamos ter um turismo planejado, organizado e profissional em Petrópolis”, frisou Raquel Neves, presidente da Associação de Guias de Petrópolis.

Os grupos apresentaram brevemente as suas conclusões, em cima da análise de cada ponto. Uma fase contributiva que servirá de base para a próxima reunião, no dia 07 de dezembro, quando será elaborado e apresentado um plano de desenvolvimento da atividade turística com objetivos, estratégias, programas e projetos.

“Pudemos levantar problemas, ameaças e oportunidades que são conhecidas e merecem atenção especial. Estamos concluindo o Plano Diretor, que é algo da maior importância para que possamos entregar um turismo altamente qualificado”, salientou Gastão Reis, representante da Firjan.

Durante a elaboração do trabalho, por parte dos técnicos da Fapur/URFFJ, foram feitas duas pesquisas de campo, perfil da demanda turística, inventariação da oferta hoteleira, além de trabalhos de gabinete. A tecnologia também foi utilizada a favor. “Utilizamos o georreferenciamento para localizar as informações dentro do município. Digo que o Plano Diretor do Turismo de Petrópolis vai ser o mais moderno e em sintonia com o que a gente vislumbra hoje”, afirmou o coordenador do estudo, Joilson Cabral, que destacou ainda que Petrópolis vai lançar o Plano Diretor logo após o Plano Estratégico do Estado, com informações muito importantes e norteadoras, tanto para o desenvolvimento de políticas públicas, quanto para o trade turístico.

A próxima reunião está marcada para o dia 07 e dezembro, também do Auditório da Cervejaria Bohemia, das 9h às 18h, com 1h30 de almoço, entre 12h30 e 14h. A previsão é que o Plano Diretor do Turismo de Petrópolis seja entregue em meados de dezembro. Após será apresentado ao Comtur e enviado à Camara Municipal.

“A metodologia de pesquisa da Fapur foi apresentada ao longo destes 11 meses para os membros do Comtur, para que todos tivessem a oportunidade de tirar dúvidas. Pudemos trocar ideias a partir do que nos foi apresentado para que, de forma democrática, possamos construir um Plano Diretor de Turismo que atenda a todos”, frisou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

 

Sair da versão mobile