Ícone do site Associacao de Hoteis do Estado do Rio de Janeiro ABIHRJ

Plano Municipal de Mata Atlântica será implantado em Mangaratiba

761AB5B3 EDDA 4DDF B45D AF22F26B6A01 Plano Municipal de Mata Atlântica será implantado em Mangaratiba

MEIO AMBIENTE A Prefeitura de Mangaratiba informou que nesta quarta-feira (14), o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Marcos Barreto, participou de uma reunião com o ativista de causas ambientais, e um dos fundadores da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani.  O encontro, que ocorreu via videoconferência, tratou sobre o desenvolvimento de um projeto que vai implantar o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) na cidade. A iniciativa, inédita no município, tem como objetivo reunir e normatizar os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da mata atlântica.

De acordo com o secretário Antonio Marcos, o projeto representa um grande avanço para Mangaratiba. “É inédito e extremamente importante. Além disso, nós também teremos, a partir de agora, uma parceria muito bacana com o Estevão Ciavatta, marido de uma das ilustres moradoras da cidade, a atriz Regina Casé. Ele irá nos ajudar, de maneira voluntária, a fomentar as políticas públicas e ambientais do município”, disse.

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica será elaborado pela prefeitura e deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, com a participação da sociedade civil. Nele, constam ações como o diagnóstico da vegetação nativa remanescente, as principais causas de desmatamentos, ações preventivas para que não mais ocorram, formas de utilização sustentável da vegetação e as áreas prioritárias para conservação e recuperação.

A SOS Mata Atlântica é responsável por acompanhar e apoiar os municípios interessados em elaborar seus Planos Municipais da Mata Atlântica, com ações que envolvem, entre outras coisas, sensibilizar prefeituras e capacitar equipes técnicas e apoiar o aprimoramento metodológico de elaboração e implementação destes documentos.

Fonte: Jornal Atual

Sair da versão mobile