Não categorizadoTurismo

Paraty e Petrópolis integram ranking de cidades históricas brasileiras mais recomendadas pelos viajantes nacionais

Uma pesquisa da Booking.com revelou que uma motivação importante para viajar para 77% dos brasileiros é visitar lugares históricos (15 pontos percentuais acima da média global). Pensando nisso, a plataforma fez um levantamento de dados para descobrir quais cidades históricas brasileiras são mais recomendadas por viajantes do país, na Booking.com, para uma viagem.

Liderando a lista, aparece Paraty. Não há um consenso sobre quando a charmosa cidade foi fundada, mas sabe-se que, no início do século XVII, já havia uma população significativa no local. Paraty se tornou uma cidade portuária muito importante, dado que fazia parte do Caminho do Ouro, uma estrada construída entre Minas Gerais e Rio de Janeiro para o transporte de ouro e outras mercadorias. Ainda hoje, é possível trilhar o Caminho e conhecer mais sobre uma parte importante da história do Brasil colonial. Paraty passou por altos e baixos ao longo dos séculos. No século XIX, alcançou um novo momento de glória, com a economia do café, da cachaça e derivados de cana, com centenas de engenhos. Quem visita a cidade encontra um centro histórico bem preservado, com lindos casarões e igrejas seculares, além de uma agenda de festivais culturais e, claro, as praias.

Na segunda colocação se destaca Salvador, na Bahia, e em terceiro mais uma cidade fluminense: Petrópolis, que faz parte do Caminho Novo da Estrada Real, que foi aberto depois do Caminho do Ouro, para ligar de forma mais segura Ouro Preto ao porto do Rio de Janeiro. O destino também é parte importante da história do Brasil, dado que passou a existir por cair nas graças do Imperador D. Pedro I, que gostou muito do clima local e comprou uma fazenda na região, posteriormente passada para o filho, Dom Pedro II, após a sua morte. Ali, ele construiu seu palácio de veraneio, cuja construção foi finalizada em 1862 e onde está atualmente o Museu Imperial. De terça a domingo, é possível visitar o palácio, os jardins e seu acervo, com aproximadamente 300 mil itens da época.

Fechando a lista, aparecem mais duas cidade de Minas Gerais: Ouro Preto e Tiradentes. Confira o ranking completo:

  1. Paraty, Rio de Janeiro
  2. Salvador, Bahia
  3. Petrópolis, Rio de Janeiro
  4. Ouro Preto, Minas Gerais
  5. Tiradentes, Minas Gerais

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 48.413 entrevistados em 31 mercados. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter 18 anos ou mais, terem viajado pelo menos uma vez a trabalho ou lazer nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2022. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro de 2022.

**Dados de recomendação da Booking.com de acordo com os destinos mais relevantes e recomendados por viajantes brasileiros para cidades históricas.

Fonte: Diario do Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo